sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amigos e Confidências nas Redes Sociais

Sabemos que a internet tem o poder de erguer ou destruir pessoas e negócios.
Desde que iniciou a febre das redes sociais, que o ser humano adotou o teclado e a tela como seus melhores amigos. Amigos, nós sabemos que guardam segredos, são confidentes, não nos traem, estão sempre disposto a nos ouvir e sempre tem uma palavra de consolo. Amigos são assim. Mas como ter segredo guardado por 3.000 amigos no Facebook, 5.000 amigos no twiter, 10.000 no Orkut, 2.000 amigos no myspace? Ufa... Como tenho amigos!!! Será??
Aí, me recordo da minha avó, me dizendo que: “O povo aumenta mais não inventa” e “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, imagina tudo que eu conta sendo recontado para mais 1.000.000 de pessoas? Será que minha avó teve tantos amigos?
A internet é uma ferramenta de fácil acessibilidade, que nos oferece o mundo, informações, assuntos diversos, sobre vários pontos de vista e sem restrição de idade, cor, sexo, religião, aptidão, capacidade física ou mental, equilíbrio emocional ou psicológico. Imagine sua história sendo contada para seus amigos, somente seus amigos do twiter ou do facebook? Como será que cada um vai interpretar? Será que todos vivenciariam seus sentimentos como você? Isso é rede social!
A sensação de proteção e confiança em acessar a internet é causada por temos bons anti-vírus, estarmos em nosso quarto, ou o PC é de acesso exclusivo, com senha e tudo... Ah... Ninguém vai ficar sabendo o que ando fazendo e com quem ando falando! Será?
Hoje, nos expomos muito por confiarmos plenamente em uma das maiores virtudes do ser humano: a amizade. Essa palavrinha cria uma sensação tão boa que estamos nos esquecendo que as “redes sociais” ultrapassam fronteiras e que o mundo também está acessado.
As redes sociais, assim como todas as facilidades e as informações que a internet nos oferece, nos dias de hoje, facilitam e muito nossas atividades diárias. Informações chegam e vão com uma rapidez que supera a capacidade do raciocínio humano.
Então, vale ter um pouco mais de cautela antes de expor informações íntimas ou confidenciais aos nossos amigos das “redes sócias”.

Texto: Edilene Carvalho de Moraes
         Comunicação – 1º período


O perigo se esconde em casa.

Cinco anos atrás, a moda era ter orkut. Todos tinham que ter e quem não tivesse era como se fosse excluído da sociedade tecnóliga. Quem tinha orkut, queria sempre chegar a meta dos 1.000 amigos e aceitava até mesmo quem não conhecia. Era aí que começava o perigo, porque lá você pode colocar fotos e cria um perfil com seus “dados”.
Mas com a invenção do twitter e do facebook, o orkut ficou meio que esquecido pelas pessoas, elas só entram mesmo para ver os recados e mais nada. Antes, as pessoas passam o dia inteiro navegando na internet, ou melhor dizendo, no orkut.
Para as pessoas, twitter é sinônimo de sucesso e fama. Podemos seguir celebridades e podemos saber simplesmente tudo da vida delas, até mesmo as coisas pessoais, como por exemplo em ual restaurante estão jantando e com quem estão jantando.
Isso trouxe ilusão para muitas pessoas que qurem ser famosas. Ficam o dia inteiro tentando aumentar cada vez mais o seu número de seguidores e acabam fazendo qualquer coisas para consegui-los. Pessoas que fazem “fakes” de pessoas famosas e usam isso para conseguir atrair a pessoa. Dese modo qe acontecessem as tragedias que sempre estamos ouvindo falar na televisão, pessoas que fazem “tudo” para tentar ser famosa ou para tentar falar com seus ídolos no twitter.
Outra moda bastante popular no twitter, é você ser Colírio da Capricho. Os meninos fazem de tudo para serem ao menos um dia a pessoa em destaque no site e na revista.
Na minha opinião, a rede social mais perigosa é o twitter, porque ele é um tipo de diário aberto para o público, então temos acesso fácil a tudo que nelee é postado.
Eu tenho twitter, já fui hackeada 5 vezes e posso dizer por experiência própria que o twitter é um “droga” que vicia.
Não consigo passar ao menos um dia sem postar nada. Eu já considero isso um vício, pois eu não me vejo hoje em dia sem o twitter, porque mesmo sem querer o twitter dá uma massagiaa no ego.

Postado por: Luísa Vianna


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Viver as diferenças é preciso

No mundo em que vivemos existem vários tipos de preconceito, infelizmente ele sempre existiu, mas com o passar dos anos eles foram se modificando e tomando um rumo totalmente inevitável.
Um dos maiores preconceitos que existe é o Racismo, anos atrás ele era bem mais forte, um dos exemplos a ser citados foram os escravos negro, que viviam nas senzalas de “seus senhores” eram obrigados a trabalhar de sol a sol sem nenhuma remuneração e em péssimas condições de trabalho, eram chicoteados se não obedecessem aos seus senhores, filhos eram arrancado dos braços de sua mãe após o nascimento era totalmente uma vida de horror. Até hoje vemos relatos de racismo em todo o mundo, com as novas tecnologias surgiu a internet uma das ferramentas mais importantes para se obter informações, o surgimento das redes sociais como: Orkut, Face Book, Twitter, todos podem se expressar da maneira que quiserem.
Mesmo estando em pleno século 21, existem pessoas que usam as redes sociais para perpetuar o racismo e o preconceito contra os negros.
A internet foi criada com o objetivo de aproximar as pessoas de todo o mundo e com isso aproximar também as raças mas não é isso que acontece na maioria das vezes.
Essa prática se tornou comum na rede,mas nem todos escapam tão fácil assim, corre um processo de justiça na cidade Brasília que tem como motivo o Racismo, e é um dos primeiros processo judicial do Brasil em relação ao Racismo.Ninguém gosta de ser igual a ninguém, viver as diferenças é preciso.  
            Mayara Fernandes.

Aprendendo na melhor idade.

Hoje em dia todos buscam o conhecimento e a informação em um dos meios mais fáceis e completos que é a internet.
Dos anos 90 quando surgiu, até hoje a informática vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais ao passar dos tempos.Ela atingi todos o tipos de pessoas e em qualquer idade. No mundo globalizado em que vivemos não podemos viver sem a informática, é através dela que aprendemos como ficar conectado com o mundo. Crianças, adolescentes, jovens e até as pessoas da terceira idade.
Podemos observar a grande frequência das pessoas mais idosas a procura de conhecimento na área da informática, querem se especializar, ficar conectado com o mundo, conhecer novos lugares fazer novos amigos.
No mundo da informática, não existe um limite de idade, a informática para a terceira idade vem agindo de forma para que se tenha benefícios e apresenta-se com a grande oportunidade de exercitar a mente, a memória e aumentar a sua alto-estima.
As aulas são um pouco diferente para cada aluno, existe uma necessidade e oportunidade que são esclarecidas nas aulas e cursos de informática para a terceira idade.Deixar de lado o preconceito em dizer que só os jovens podem aprender é essencial, não existe idade para aprender,é  através do conhecimento e do aprendizado que conseguimos nos manter nesse mundo tão competitivo,além disso existem várias formas de curso, em horários frequisivel para todos.A tecnologia estar a serviço de todos.
Mayara Fernandes.

Racismo tecnológico

O racismo hoje esta presente ate na informática em redes sociais em sites de noticias e assim vai.
Com esse avanço tecnológico, tudo e todos podem expressar sua opiniões atreves de uma notinha em algum site, ou uma postagem em algum sites de relacionamento.
O Twiter, uma das maiores redes sociais de hoje, podemos ver no perfil de algumas pessoas twits de racismo, de pessoas que mesmo diante de tanta informação ainda são preconceituosas e expõem isso para quem quiser ver. Racismo e crime e essas pessoas podem ser processadas por uma tremenda falta de respeito com o ser humano.
E preciso ter consciência, e saber usar esse veículo de comunicação tão importante que é a internet para coisas construtivas, e não para ofender nem humilhar ninguém.

Tecnologia: Os dois lados da moeda

Quando o assunto é tecnologia, podemos observar que existem várias opiniões sobre o assunto. A tecnologia foi criada para nos manter informados de tudo de tudo, para que possamos obter mais conhecimento. É através dela que o mundo hoje em dia se mantém informado de tudo, podemos dizer que a tecnologia é uma das ferramentas mais importante que existe em todo o mundo.
Foi através dela que o homem conseguiu chegar a Lua, coisa que ninguém nunca imaginaria que aconteceria através disso,novas tecnologias foram surgindo ao passar dos anos, conseguindo então superar barreiras que jamais ninguém superou.
Um dos maiores avanços da tecnologia foi a internet onde podemos estar em qualquer lugar do planeta e conectado com o mundo, por exemplo, eu posso estar no Amazonas  e ter um amigo lá no Japão posso entrar em contato com ele qualquer hora que eu quiser, posso ouvi-lo, vê-lo e escutá-lo e tudo isso em um simples clic . A tecnologia, para muitas pessoas é uma forma de união com o mundo.
Mas há quem não concorda com isso, dizem que a tecnologia afasta as pessoas, dizem que hoje em dia é tudo muito artificial, um exemplo é o das cartas que as pessoas escreviam umas para as outras, a pessoa ficava naquela expectativa de receber a carta, já hoje em dia  é tudo muito rápido as pessoas não tem mais a paciência de escrever, é tudo em um só clic com textos prontos que é só recortar e cola onde quiserem.
Mas  isso é uma coisa inevitável, a Tecnologia estar aí e quem não se adequar a ela será ultrapassado por ela.      


Mayara Fernandes.   

A terceira idade na informática.


Hoje em  dia  a tecnologia não tem idade, seja jovem ou seja velho todos hoje buscam alguma coisa, alguém , alguma informação na internet.                 

Os mais idosos ainda tem um pouco de receio de navegar pois na época deles não tinham esses informações  na ponta dos dedos como hoje todos nos temos. O que motiva os idosos a aprenderem a mexer em um computador e a acessar a internet é a necessidade de atualização e de sentirem-se incluídos na sociedade.

E com isso os idosos vendo a tecnologia se integrando  cada vez mas na sociedade ele acabam se sentindo meio que pressionados a ter que aprender a mexer na internet. Hoje não se mandam mas cartas  como antiga mentes  os recados são dados pelas redes sociais que todos hoje tem não importa a idade.

           

Impressos X E-books. Guerra da comunicação

O tema em questão é "Impressos X E-books" sobre as suas vantagens e desvantagens para a  sociedade e sua relação entre as questões ecológicas e financeiras.
 Os impressos como jornais, revistas, livros entre outros revolucionaram  o mundo, na época em que foram lançados para a população.
 A partir daí as pessoas puderam ter acesso as informações que ocorriam em seus país.
A cada dia que passa os avanços tecnológicos invadem todos os cantos e partes do mundo.
È difícil ver hoje em dia coisas simples, como ir a uma banca pela manha e comprar um jornal da cidade para se informar das últimas notícias.
Com a tecnologia na palma de nossas mãos podemos saber de fatos que acabaram de acontecer do outro lado do mundo, e estar atualizado com informações precisas.
Porém à quem questione a utilização dos E-books, pois existe aqueles que preferem o jornal impresso pela tradição e credibilidade.
É uma grande discussão, pois, devemos ver os benefícios de utilizar os jornais e informativos online, já que temos praticidade e comodidade, tendo a noticia na hora sem precisar sair de casa, seja no computador, netbooks, celulares, etc...



Portadores de necessidades especiais na Tecnologia

.
Um dos desafios para portadores de necessidades é a inclusão na tecnologia. Muitas tecnologias estão voltadas para melhorar a vida dessas pessoas,para que possa melhorar e facilitar.Essas tecnologias são essenciais para a vida deles na sociedade.
As grandes empresas passaram a incluir vários portadores de necessidades ao seu banco de funcionários, e assim adaptando o local de trabalho para que eles possam ter um lugar que esteja à disposição de sua limitação.
A sensibilidade em relação aos deficientes melhora bastante a vida dos próprios. Já que eles dependem do poder público para isso acontecer, ou então ter dinheiro para ser adepto a esses equipamentos. Outro grande passo para a melhoria, é a intensificação de políticas assistencialista.
A grande melhoria para portadores é a melhoria dos transportes públicos , já que alguns trabalham, estudam e precisam do transporte público, que precisa melhorar bastante. Deficientes visuais, deficientes físicos, etc.
É importante esclarecer que a capacidade de um portador de deficiência realizar ou não uma atividade está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico do seu país. Uma barreira que o Brasil está rompendo.

Racismo na rede

   Em tempos de inclusão social ainda se ouve falar em racismo, e o problema é que ainda se ouve falar muito no racismo. Com o crescimento da rede, dos relacionamentos e todo o meio, deveria diminuir um pouco essa massa racista. Pois bem, hoje em dia você expõe muito fácil a sua opinião para o mundo e por meio de sites de relacionamentos e por outros tipos de veículos de comunicação que são passados os pensamentos racistas, em pleno século 21 onde tudo deveria ser mais entendido, as coisas só parecem desandar.. o racismo nos seus diversos seguimentos toma conta de vários sites, e ainda tem aqueles que põe a mensagem despercebida, mais pra bom entendedor meia palavra basta.
  Afinal como lidar com essas idéias racistas que a sociedade ainda impõe aos indivíduos, ao mesmo tempo que querem abolir o racismo eles criam recursos que nos remete ao racismo, por exemplo cota de negros. Se somos todos iguais e queremos e temos os mesmo direito, porque criar algo que não beneficia ninguém?! Quer dizer, ate tem a função de beneficiar, mais os próprios negros as vezes vão contra essas atitudes do governo. Enfim este tipo de assunto gera muita polemica e discussão, e voltando a falar dos dias atuais este tema ainda vai gerar muita mais dor de cabeça, afinal a rede cresce cada dia mais, o numero de seguidores também cresce de acordo e as opniões são cada vez mais distintas então, acreditamos que um dia talvez tudo fique bem mais enquanto isso ainda não acontece a gente continua brigando por menos racismo, seja onde for.

3º idade também PODE!

    Foi a partir deles que chegamos ao mundo e porque não agora mostramos a eles como é o mundo? Sabemos que muitos idosos hoje em dia ainda tem a grande dificuldade de estar na frente de um computador, alem de vários fatores existe o maior que é o de não saber o que fazer, onde mexer e como utilizar a maquina, são processos simples pra nos que para eles fazem da idéia de utilizar o computador uma grande dificuldade. Existem aqueles que são curiosos e correm atrás mais não são todos que tem a mesma disposição, a internet também pode facilitar a vida deles, hoje em dia com o aumento de pessoas que não tem tempo para fazer suas coisas muitas delas são resolvidas pela internet e isso de certa forma é bom para idosos que tem parentes distantes, contas pra pagar e etc, com essa facilidade eles evitam a locomoção desnecessária e cansativa em alguns casos. De contra ponto vem a necessidade do uso da informática, existem muitos idosos ativos ainda e não querem parar no tempo, por isso adotam meios de aprendizagem e informação. As vezes é meio difícil imaginar um idoso na frente de um computador, mais essa ferramenta hoje em dia nos traz tanta coisa, tanta informação que acabamos perdendo para ela seja na idade que for, e porque não na 3º idade?!  
    É de grande utilidade sim que idosos e pessoas mais velhas saibam como funciona este meio, pois a atualidade pede isso, pede que sejamos atentos a noticias, a informação e a toda a praticidade que a internet e seus meios nos oferecem..portanto que não aja idade para aprender e descobrir todas as coisas boas que são oferecidadas pela internet. Que nossos conhecimentos sejam partilhados com aqueles que um dia partilharam o conhecimento deles conosco e nada melhor que a internet e toda essa rede para fazer acontecer essa interação entre jovens e idosos.

Preconceito Racial: temos que deter

E uma vergonha ter que dizer que nos tempos de hoje, em pleno século XXI ainda exista preconceito racial.
Estamos vendo na internet, nas redes sociais, que isto já esta passando dos limites, e muitas pessoas se revoltam com isso.     
Um caso recente foi a de uma estudante de direito de classe média alta de São Paulo, Mayara Petruso, que atacou de forma acentuada os nordestinos após seu candidato a presidência da República havia perdido a eleição, a jovem disparou insultos que incitavam a violência, alegando que os nordestinos seriam os 'culpados' pela eleição de uma candidata de esquerda nordestina e que nordestino não é gente, e que mereciam ser afogados, as declarações polémicas logo chegaram ao topo de discussões no twitter.
Twiter, uma das maiores redes sociais de hoje, podemos ver no perfil de algumas pessoas twits de racismo, de pessoas que mesmo diante de tanta informação ainda são preconceituosas e expõem isso para quem quiser ver. Racismo e crime e essas pessoas podem ser processadas por uma tremenda falta de respeito com o ser humano.
E preciso ter consciência, e saber usar esse veículo de comunicação tão importante que é a internet para coisas construtivas, e não para ofender nem humilhar ninguém. Afinal somos todos iguais, não é a cor de seu cabelo nem de sua pele que irá dizer quem você é. Somos feitos pelo nosso caráter e colhemos na vida o que plantamos, por isso fica a dica... Use a internet com consciência e respeite o próximo!
 

Tecnologia para todos!

As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. Isto porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano, que envolvem a participação dos sentidos, habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiência muitas vezes não consegue desenvolver. As vezes até mesmo não conseguem trabalho por isso.

O alvo da reclamação é a nova onda de eletrônicos com tela sensível ao toque. A navegação do touchscreen necessita que a pessoa esteja, de fato, vendo a tela para usar o aparelho.

Os problemas são muitos e o preconceito maior ainda.

Empresas buscam facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e no convívio social. É uma maneira de reverter esse quadro, através da criação de novos produtos adaptados às necessidades do portador. Além de facilitar a integração dos deficientes, bem como da adaptação de espaços públicos para que ofereçam às pessoas portadoras de alguma necessidade especial a possibilidade de participação nas atividades regulares dos demais cidadãos.

Por: Nathalia Vasconcelos

Indiferença racial na grande Rede

A indiferença racial ganhou mais um aliado: a internet. Essa geniosa criação feita para unir, ensinar,  divertir , está sendo levada para outros rumos que não são nada saudáveis .Já não bastava o racismo no cotidiano , agora temos que enfrentar o racismo na internet , que se espalha de uma forma rápida e que é bem difícil de ser apagada .
São vários tipos de racismo, aqueles, contra negros, pessoas de outro estado, pessoas co culturas diferentes. Na internet geralmente esses tipos de racismos são praticados por pessoas que não se identificam, mais precisamente, pessoas covardes.
Na rede, existem várias comunidades, sites, artigos em blogs, que fazem insultos racistas. Algumas dessas pessoas que cometem esses insultos, dizem que é somente de brincadeira e que não é racista, mas não podemos esquecer que uma simples brincadeira, poderá causar danos irreparáveis para a vida das pessoas afetadas.
Todos os usuários da internet devem estar sempre atentos, para que não ocorra esse tipo de problema, mesmo sendo impossível controlar a vontade de covardes, que geralmente não se identificam. Já para aqueles que foram afetados, devem denunciar, fazer valer a lei, pois racismo é um crime inafiançável.
Uma das maneiras de combater esse mal é a educação. Não só aquela que a escola, que os professores devem educar seus alunos sobre racismo, mas também a educação na casa de cada um , com seus pais ensinando e acompanhando o que o filho faz .
Enfim, o que vale é a conscientização de cada um, mostrando que todos nós somos iguais, seja o outro, preto, branco, nordestino, gaúcho. Todos nós somos iguais, independente de qualquer coisa. O racismo na vida virtual e real tem que ser combatido, para o bem de todos  e uma melhor convivência .

Tecnologia: Peça-chave para viver

Hoje em dia, podemos dizer que com a tecnologia em nossas vidas existe jeito para tudo.
Pode-se dizer sim que nos dias de hoje a tecnologia é a verdadeira ferramenta de inclusão para portadores de necessidades especiais, para pessoas com alguma deficiência física.
No mundo hoje tudo está muito avançado, e com isso os portadores de necessidades especiais acabam podendo fazer tudo o que querem, pois alguns instrumentos para eles suprem a necessidade de algo que eles precisam para levar a vida sem ter que pedir sempre a ajuda de alguém, e muitos acabam não gostando por vondade de querer fazer sempre algumas coisas sozinhos, como todos gostam.
A tecnologia vai cada dia mais se aprimorando, e com isso vem as consequencias boas, os deficientes físicos hoje em dia acabam fazendo coisas que nós mesmos não fazemos, como a prática de muitos esportes, dirigindo com carros adaptados, navegando na web, pintando quadros e etc..


Além disso podemos ver que para eles isso acaba sendo não só um hobby, mas acaba virando uma profissão, como podemos ver muitos deficientes físicos como atletas, pintores e muitas coisas mais.
Concerteza ainda temos que aprimorar muito a nossa tecnologia, pois ainda faltam algumas coisas, e o valor de algumas coisas ainda não são tão acessíveis a todos, mas se chegamos até aqui, concerteza iremos bem mais longe.
Então sem dúvidas podemos dizer que a tecnologia hoje é a peça chave para se viver.


Por: Jayne Gonçalves, Mariana Felix

CyberBullying: O termo muda, o efeito não.

               Por : José Victor Matias

                O Bullying é um novo termo para se definir atos de violência física ou psicológica, intencionados e repetidos por um ídividuo, do inglês bully, a palavra significa valentão, com a modernização do mundo de uma forma geral, a violência não ficou para trás, ela também se 'informatizou', criando uma nova maneira de atacar essas pessoas, originando - se assim o Cyberbullying, um novo tipo de violentar estas pessoas, conhecido por ser uma espécie de bullyng melhorado, o cyberbullying tem preocupado cada vez mais pais e professore, pelos insultos se multiplicarem cada vez mais rápidos na grande rede, contaminando assim outras pessoas que conhecem a vitima.
               Os meios mais usados para se disseminar difamações e calunias são comunidades, e-mails, blogs e fotologs. Mas os autores dessas atrocidades não são capazes de se identificar, não assumindo assim seu ato brutal, e despertando na cabeça da vitima que qualquer colega de classe, ou seu melhor amigo pode ser o autor dessa péssima 'brincadeira'. 
                O Cyberbullying é tão prejudicial quanto ao Bullying. Os cyberbullies( pessoas que praticam o Cyberbullying) não são apenas os jovens, crianças e adultos também. Os cyberbullies fazem diversos tipos de violência psicológica, como comentários ofensivos em blogs, ameaças à outras pessoas, rótulos e apelidos que ofendem são ditos, ridicularizam e publicam materiais que difamem as vítimas.O principal objectivo do Cyberbullying  é envergonhar suas vítimas e humilhar-as, perseguindo-as, tornando-as frágeis e com medo. Essa prática aparentemente tão boba é vista por muitas pessoas como brincadeira, mas há outras pessoas tão frágeis a tal tipo de violência que são levadas ao suicídio.
                Infelizmente os meios tecnológicos, onde a prioridade é de socializar, estão sendo usados para cometer estes crimes contra a saúde física e mental das vitimas, que na maioria dos casos são apenas crianças, e a maioria desses autores são adolescentes, que não conhecem nenhum tipo de limite, e que fazem de tudo isso uma 'brincadeira', mas que pode se tornar um grave trauma pra vida toda, em vários casos repercutidos pelas grandes Midas, vemos pessoas adultas voltando as escolas para se vingarem de antigos colegas, muita das vezes se vingando de quem não tem culpa de nada, pois seus antigos colegas não se encontram mais lá.
                  A prática de Bullying sempre existiu, mas agora está se tornando mais comum entre a sociedade, principalmente entre os jovens, com o avanço tecnológico o Cyberbullying se propaga facilmente, pois quem o pratica não é identificado logo de vista, pois bem, como o bullyng e todo e qualquer tipo de violência, física ou psicológica deve ser extinto com a ajuda de todos, observando advertindo, pra que no futuro não tenhamos indíviduos doentes e traumatizados por essas 'brincadeiras'.
               

A 3° idade na tecnologia da informática

Hoje em dia quem não está a par dos meios que a tecnologia oferece, acaba ficando de fora nos meios de comunicação.
De uns anos para cá, está aumentando cada vez mais o numero de pessoas que tem acesso ao computador, e para o espanto de muitos, a terceira idade esta se interessando cada vez mais pelos computadores e o mundo na Web que é uma ótima coisa, pois além de tudo é uma grande oportunidade de exercitar a mente deles.
Vem crescendo o ensino da informática para eles, tanto em cursos de computação em comercio das ruas que eles estão se matriculando ou até procurando professores particulares que vão nas casas ensinar, e além de ser um aprendizado para os idoso, também é uma ótima ferramenta para entretê-los, como havia falado anteriormente.


No Brasil ja estão tendo inúmeros cursos com essa finalidade de aprendizado da terceira idade. Estes cursos são diferenciados dos cursos para jovens, pois devido a elevada idade pode demorar um pouco mais para se aprender.
Nos dias de hoje isto está sendo ótimo, e com isso podemos ver que não só os jovens e adultos podem saber sobre os computadores e internet, a terceira idade também pode, e acabam ficando cada vez mais antenado com as notícias do mundo.
Contudo, a necessidade do idoso em globalizar-se ao novo mundo consiste em quebrar paradigmas em sua geração e permite-se viver a uma nova vida.
Nunca é tarde para os jovens ou terceira idade saberem um pouco mais da tecnologia do nosso mundo, muito pelo contrario, é uma honra ver que eles que são as pessoas que sabem mais da vida que agente, se preocupam agora em aprender junto com agente um pouco mais sobre a informátia e a web.

Por: Jayne Gonçalves

A Tecnologia une ou afasta as pessoas?

Por : José Victor Matias
Com o avanço tecnológico, a comunicação entre pessoas de lugares diferentes se tornou bem mais rápido. Antes uma carta enviada demorava dias a ser recebida. Hoje em dia uma mensagem é recebia e respondida em segundos. Mas afinal a tecnologia une ou afasta as pessoas? A tecnologia agiliza o dia a dia faz com que as pessoas não percam contato com outras que moram longe e faz com que as mesmas conheçam pessoas diferenciadas, mais facilmente. Muitas pessoas tímidas preferem se comunicar apenas pelos meios tecnológicos, outras usam esses meios, para aumentar sua rede de amigos. Esses fatores fazem com que as pessoas se unam, seja ela da mesma cidade ou do outro lado do mundo.Por outro lado, muitas pessoas se afastam da realidade. Hoje em dias as crianças não sabem mais o que é brincar na rua, brincar com as mesmas brincadeiras com que os seus pais brincavam. Ficam apenas nos jogos eletrônico, perdendo o contanto com outras crianças. O vício da tecnologia está aumentando cada vez mais, fazendo com que as pessoas se afastem das pessoas “reais”, levando ao isolamento social.
Muitas pessoas precisam do contado físico para manter um grau de intimidade e amizade, e quando elas conhecem umas as outras apenas pela tecnologia, seja pela internet ou outros meios, geralmente sofrem um bloqueio quando vão se conhecem pessoalmente e manter o mesmo grau de intimidade. 
Como tudo tem os seus prós e contras, a Tecnologia é apenas mais um elemento que basta ser usada com equilíbrio para não fazer mal a vida social, nos mantendo unidos com as pessoas e conectados com a tecnologia sem que nos afastemos de nossa vida social, pois fora de computadores e celulares, acontece um mundo.



Racismo é burrice

 Por: José Victor Matias

          Se te um lugar nesse país que pode se dizer que a democracia reina, esse lugar é a Internet, a rede mundial de computadores deixa as pessoas mais a vontades, e seguros para expressar qualquer tipo de opinião, porém esta total democracia transforma a Internet numa terra de ninguém, onde pessoas extrapolam em suas opiniões, muitas das vezes desrespeitando pessoas, e fazendo incitações a violência, protegidos por um monitor essas pessoas sem ter o que fazer, difamam outras pessoas, ofendendo muita das vezes sua ética, moral e decência, na maior parte dos casos essas pessoas que se julgam melhores que as outras, acham que tem razão por conta de sua condição financeira ou até por conta de sua 'cor' racial. A maior parte das pessoas que sofrem este tipo de atentado são negros, homossexuais e pessoas de uma classe inferior ao do profanador dos xingamentos.
          Um caso recente foi a de uma estudante de direito de classe média alta de São Paulo, Mayara Petruso, que atacou de forma acentuada os nordestinos após seu candidato a presidência da República havia perdido a eleição, a jovem disparou insultos que incitavam a violência, alegando que os nordestinos seriam os 'culpados' pela eleição de uma candidata de esquerda nordestina e que nordestino não é gente, e que mereciam ser afogados, as declarações polémicas logo chegaram ao topo de discussões no twitter.
         Alguns se manifestavam a favor da estudante de direito,dizendo que o Sul/Sudeste sustentava o Norte/Nordeste do Brasil através do Bolsa Família do governo federal. Os nordestinos em contra partida rebatiam os posts de Mayara com a hashtag #orgulhodesernordestino para se defenderem do ataque absurdo de uma futura advogada, que um dia poderá vir a defender algum nordestino.


          Esse tipo de comportamento tosco, burro desta estudante, mostra que vivemos em uma sociedade cada vez mais preconceituosa, isso não diminui não se acaba, é uma doença transmitida de pai para filho, na qual eles acham por morar em certos lugares, ou possuir certas coisas tem o direito de difamar pessoas que não as possuem, como nosso dignissimo Gabriel O Pensador canta, "qualquer tipo de racismo é burrice," seja ele contra o negro, homossexual, nordestinos, não importa, você ser detentor de muitos bens ou estuda numa ótima faculdade, este comportamento o faz a pessoa mais pobre do mundo, pobre de espírito.
          Esperamos que a Internet seja cada vez mais um lugar democrático, mas que as pessoas se respeitem, a Internet é um lugar público e qualquer crime cometido nela é como outro qualquer e estão passiveis de punição.

Inclusão de Todos

 Por: José Victor Matias

           A tecnologia sempre se apresentou principalmente com o papel de 'unir' pessoas ou pelo menos fazer com que elas se comuniquem de uma forma constante, mas nem sempre conseguiu fazer com que todas estas pessoas fizessem parte deste eixo tecnológico, um exemplo são as pessoas portadoras de necessidades, como fazer para incluir estas pessoas na tecnologia? Pois bem, a tecnologia sempre se reinventou, isso é fato, e como modo de se reinventar mais uma vez, e sempre com o objectivo de alcançar a todos, todos mesmo, eles não querem que nenhum grupo fique de fora deste círculo digital.
          Com este próposito de inclusão Paulo Aquino, do Instituto Federal de Educação e Ciências tecnológicas do Rio de Janeiro, criou uma ferramenta onde crianças com paralisia cerebral, com apenas um clique as crianças conseguem se comunicar com computadores, graças a pequenos accionadores. O professor Paulo Aquino já elaborou diversos produtos, como brinquedos, accionadores diversos, comunicadores, mouses e teclados para serem disponibilizados aos portadores de paralisia infantil.
           Esse tipo de ferramenta vem sido chamada de tecnologia assistiva, produtos, métodos, ou técnicas que permitem aos portadores de qualquer tipo de necessidade, ter acesso a tecnologia como qualquer outra pessoa. A inclusão digital para estas pessoas tem uma importância maior do que para aquelas cujo não são afetadas por nenhum tipo de necessidade, tudo que estas pessoas conseguem fazer de novo é uma conquista, uma vitória, um tipo de reconhecimento de capacidade, se sentem mais pessoas, se sentem mais vivos, uma coisa que para nós "normais" pareça algo tão banal, como teclar e navegar na rede, para eles é algo de extremo valor, que os torna mais humanos, inclusos cada vez mais no mundo tecnológico. Este tipo de ferramenta é algo que vem crescendo com uma certa vagarozidade, por falta de engenheiros tecnológicos e verba federal para ser aplicado em um trabalho de extrema importância, não só para as pessoas que são portadores destas necessidades, mas em um todo para toda a sociedade, pois a inclusão digital pode ser mais um meio dessas pessoas serem cada vez mais inseridas no meio social.



Racismo virtual.

Com o grande numero de pessoas utilizando a internet ,aumenta-se tudo,não só coisas positivas,mas como negativas!Muitas pessoas acreditam que ao expor de forma agressiva e ofensiva suas opiniões na internet ,elas sairão ilesas por manter um certo anonimato,mas isso não é verdade!Falaremos aqui da questão do Racismo na internet!


Um dos primeiros casos de racismo virtual foi em  2006 que chegou até a justiça,onde o estudante Marcello Valle Silvera Neto,de 20 anos foi no site de relacionamentos Orkut, em uma comunidade que debatia as cotas para negros nas universidades federais.
Na comunidade, em três mensagens, o estudante chama os negros de “macacos burros”, “subdesenvolvidos”, “urubus” e “ladrões”, entre outras coisas.Mostrando assim o seu racismo.
Acho que o grande erro da sociedade atual é que muitos trocam o significado de liberdade (qualifica independência do ser humano) com libertinagem (imoralidade),e acabam tentando justificar seus erros e preconceitos como fosse apenas uma liberdade de expressão.Acho que poderia criar leis mais severas sobres esses insultos ocorridos na internet,para quem sabe assim,amedrontrar os covardes.
Enfim,na minha opinião é preciso educação,para quem sabe um dia a gente não ter que ler esse tipo de notícia que é lamentável e vergonhoso para uma país onde sua característica maior é a diversidade de raças que só se encontra aqui em nosso país.
 Por: Luiz André Lima

Informática para TODOS!


Vivemos em uma sociedade onde a base de tudo é a informática!Muito fácil é nascer  nos dias de hoje já com toda essa tecnologia e sendo educado nas escolas com aulas de informatica,agora e os idosos ?Como ficam em um mundo onde virou necessidade saber mexer no tão estranho pra eles,computador?Por isso acho importantíssimo o ensino da informatica para a 3° idade,até também para servir como mais um entretenimento para quem já tanto trabalhou!
Existem hoje cursos especializados a ensinar informática aos idosos e os que resolvem fazer um curso passam a ter uma nova visão do mundo e conquistam as habilidades necessárias para usar todos os recursos de um  computador. A formação tem uma didática apropriada para a faixa etária e leva em consideração todas as dificuldades que os alunos podem encontrar no decorrer da aprendizagem.curso de informática para a terceira idade reconhece a situação de aprendizagem tardia, por isso aposta em métodos pedagógicos poderosos para ensinar aos idosos. Algumas escolas particulares de informática montam turmas dentro dessa faixa etária e conquistam vários alunos por ter uma interação maior, mas também há instituições públicas que 
promovem o curso gratuitamente.


Os projetos das instituições voltados para o ensino de informática para idosos  já demonstram resultados positivos e revelam o poder da inclusão digital. Além da UNISAL, outros programas estão com inscrições abertas, como é o caso do ‘Informática para Todos’ da UGB, com cursos de nível básico e avançado.
Enfim,é importante perceber que assim,eles se sentem mais incluído ao mundo,afinal...quem hoje em dia não meche em computador?

 Por:Luiz André Lima 

Integrando Gerações

         Na terceira idade, com uma maior dificuldade de raciocínio, os idosos sofrem grande preconceito e falta de paciência na hora de aprender a lidar com o computador. Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais indispensável da Internet, se tornou maior o número de idosos que procuram aprender a se conectar com todo o mundo.
       Além disso, o mercado de trabalho atual exige um conhecimento básico de informática, fazendo com que o idoso tenha que procurar se atualizar de alguma forma, para não ficar fora desse mercado. Cursos de informática para a terceira idade já podem ser facilmente encontrados, atendendo a todos os tipos de necessidades dos mais velhos. Pessoas capacitadas e com total paciência podem proporcionar um ensino prazeroso e eficaz. Com esse aprendizado, eles podem se sentir incluídos dentro de um universo que, até então, era dominado somente por pessoas mais jovens, com mais disponibilidade e capacidade para um aprendizado mais rápido.
        A informática na terceira idade é benéfica de várias maneiras: auxilia aqueles que não têm condições físicas perfeitas na hora de realizarem tarefas simples como pagamento de contas, compras de produtos, entre outros; é uma excelente atividade mental; e permite que os idosos interajam com o mundo de uma forma mais rápida e confortável.
        Portanto, é importante fazer com que esse conhecimento seja recebido e fazer com que a inclusão digital se torne algo capaz de ser usufruído por todos.

                                                                                        Letícia Manhães.

Cyberbullying


      As agressões físicas ou psicológicas cometidas por um indivíduo através de meios de tecnologia e comunicação têm um nome: cyberbullying.
        Com a massificação da internet, diversas pessoas se aproveitam do anonimato permitido pela web e ofendem, insultam e agridem outras sem qualquer limite. O cyberbullying vem se tornando algo maior a cada dia: grupos se unem para demonstrar ódio e aversão a qualquer tipo de pessoa, e disseminam esse sentimento facilmente por redes sociais, e-mails, blogs, vídeos, entre outros, sem restrições. Os insultos são cada vez maiores, e não têm nenhum tipo de comprovação.
        Essa violência psicológica tem sérias consequências. O indivíduo ofendido pode se sentir reprimido, ter sintomas depressivos, tendências suicidas, apresentar isolamento social e também pode começar a exercer o bullying com outras pessoas, por acreditar que tem o direito de cometer o mesmo ato de violência que sofreu.
      Portanto, é importante que as pessoas tenham cuidado e não se exponham demais em redes sociais, não divulguem endereços, telefones, entre outros, para não correr o risco de ser alvo de ofensas online e também de uma possível agressão física. Também deve ser ressaltado que todos os computadores possuem um número pelo qual podem ser rastreados: o endereço IP.  Assim, quem sofreu algum tipo de agressão online ou se sentiu ofendido, pode procurar autoridades e tentar identificar o possível agressor, e deve apresentar provas concretas de que sofreu determinado insulto. 

                                                          Letícia Manhães

Impressos x E-books

      Sempre ouvimos falar sobre o fim de alguns meios de comunicação, por estarem ultrapassados ou pela baixa adesão da população. Atualmente, o mercado de e-books (livros em formato digital que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos tais como computadores, leitor de livros digitais ou até mesmo celulares) e tablets (dispositivos pessoais que podem ser usadoa para acesso à Internet, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento) está cada vez maior em todo o planeta, o que nos leva a pensar se a era dos impressos chegou ao fim.
     Os e-books apresentam diversas vantagens: seu custo é baixo; apresentam menor volume e, consequentemente, uma melhor possibilidade de armazenamento; acessibilidade nos textos; e preservação ambiental (já que não utiliza papel). Os tablets são fáceis de transportar, permitindo que o usuário esteja conectado com o mundo o tempo todo, obtendo informações em tempo real, além de possuir diversos aplicativos que oferecem grande quantidade de serviços.
       Porém, os impressos continuam tendo sua força, principalmente com o público mais velho, aqueles que não têm intimidade com a tecnologia e os que não dispensam o conforto de ler um bom livro ou jornal em sua cama. Além disso, a leitura em meios digitais pode causar prejuízos à saúde e acarretar problemas de visão. Podemos concluir que o mercado sempre estará aberto para todos os meios de comunicação, pois sempre haverá preferências distintas. 

                                                                             Letícia Manhães. 

Redes Sociais e sua importância no Mundo do Marketing!


Uma coisa que ninguém pode negar é que o que tem crescido cada dia na internet ,são as pessoas adeptas ás redes sociais,com toda essa popularidade,o interesse de empresas em diversos ramos cresceu muito,existindo hoje em dia até cursos que falam da importância do marketing nas redes sociais,instruindo para as empresas utilizá-las como uma poderosa ferramenta de marketing e de integração com seu publico alvo e clientes.As principais redes são: Twitter;Facebook;Youtube e Blogs.Essas ferramentas permitem realizar uma série de ações de marketing específicas para um público. Este tipo de ação viral na internet aumentou muito com a repercussão espontânea entre os usuários e começou a despertar o interesse de anunciantes mais tradicionais. Isso porque é possível mensurar resultados por meio de comentários e sugestões publicados pelas pessoas que interagiram com a ação. "As empresas mais convencionais sentem que de alguma forma precisam surfar nesta onda da interatividade nas redes sociais", conta o publicitário.A importância de uma marca nas Redes Sociais são vários, considerando como principais: expor a marca em um ambiente digital com grande audiência, relacionar-se com seu público, entender hábitos e atitudes dos seus consumidores, antecipar tendências de mercado e gerar aumento das vendas.  




Dentre as redes sociais as mais importantes são Facebook e Twitter,pois pode ser acessada em qualquer momento nos celulares,tablets e etc...
E não podemos esquecer do que é mais importante...tudo isso sem custo algum para as empresas,pois são redes que não precisa fazer nenhum tipo de pagamento para ter a logo e informações das empresas lá veiculada.

 Por: Luiz André Lima

A mídia e suas faces

Obviamente, vivemos num mundo completamente influenciado. A mídia com certeza tem esse papel. Ela nos mostra, tudo aquilo que está acontecendo, seja no Brasil ou no mundo, pois sendo ruim ou não, esse é o seu maior objetivo. Com todo o poder que a televisão e outros veículos de comunicação tem, às vezes são passados informações distorcidas, fazendo com que nós, telespectadores sejamos iludidos e mal informados.


A mídia em geral, também oferece boas informações, mas ultimamente, as tragédias vem tomando um posto inexplicável. São tragédias que a cada dia nos chocam, e por mais que tais situações aconteçam, poucas medidas são tomadas. No decorrer dos dias e dos anos, inúmeras pessoas, sofrem, passando fome, sem moradia, obtendo diversos tipos de doença, e outros inúmeros problemas. Mas o que é feito para tentar solucionar esses problemas?

Essa é a grande pergunta. Enquanto a mídia nos mostra o dia a dia das celebridades, fofocas e outros assuntos fúteis, milhares de pessoas estão passando sérias dificuldades, e a cada dia, a situação só tende a piorar, pois o descaso com esses povos são gigantescos. Enquanto alguns países possuem condições para se reerguer, outros continuam no mesmo estado, pois não possuem o suficiente nem mesmo para as menores coisas. É aí que alguns países tomam iniciativas de melhorias, e de certa forma, acabam ajudando, mesmo que tenha outros interesses por trás disso. A violência é mostrada todos os dias, e nós cidadãos, sofremos com cada escândalo mostrado, ao mesmo tempo com medo e apreensão ao sair as ruas.

Com base nos argumentos apresentados, a mídia tem um grande poder, porém ela possui várias faces, divulgando certos assuntos que não interessam e nem levam a frente a sociedade. As tragédias vem se agravando a cada dia e muitas promessas são ditas, mas atitudes não são realizadas.

Luiz Cláudio Sanz

A tecnologia seria uma ferramenta de inclusão social para os portadores de deficiência?

A tecnologia, a cada dia, vem sendo primordial na vida de nós cidadãos, pois ela nos oferece inúmeros recursos que nos fazem aprender e a interagir, conforme o decorrer dos dias. Porém, ela seria uma ferramente de inclusão social para os portadores de deficiência?

Bom, sabemos que os deficientes possuem um longo e difícil caminho pela frente, mas ainda assim, os mesmos merecem ter o seu papel e estar incluídos na sociedade de maneira significante e respeitosa. O preconceito a cada dia aumenta, e por mais absurdo que possa ser, as pessoas a cada dia vem “alimentando” dentro de si mesmas, algo tão absurdo e menosprezante.

A questão é que a tecnologia pode ser uma ferramenta bastante válida, pois assim, deficientes podem obter as mesmas chances do que outros, principalmente no mercado de trabalho. A possibilidade de um deficiente atuar na mesma área que outro indivíduo é possível, mas o mesmo pode sofrer algumas dificuldades. A inclusão social é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir pessoas que acabam sendo vítimas da exclusão. Então, essas pessoas, procuram formas de se sentirem ativas no meio social, portanto as mesmas procuram desenvolvimento através da educação e da qualificação profissional.

Com base nos argumentos apresentados, a tecnologia nos disponibiliza diversos recursos, apenas devemos aproveitá-los de maneira correta para obtermos o que desejamos. Não será apenas a tecnologia que fará com que os deficientes sejam incluídos na sociedade, mas eles devem buscar usufruir tudo o que ela nos oferece, pois temos direitos iguais. O preconceito é o principal causador dessa exclusão, então vamos tomar providências para que vivamos num mundo melhor e mais humano.

Luiz Cláudio Sanz

CyberBullying: A violência não é física.

Atualmente no Brasil e no mundo o Bullying vêm sendo um dos casos mais agravantes e discutidos em relação ao bem estar daqueles que sofrem com esse tipo de agressão física e psicológica. Muitos casos normalmente acontecem em locais de trabalho, escolas e até mesmo em situações menos formais, agravando ainda mais tais acontecimentos . Esse tipo de atitude é normalmente exercida por adolescentes que buscam de alguma forma, ofender, agredir e humilhar outro indivíduo, fazendo com que o mesmo sinta angústia e dor pelos atos cometidos. Segundo estatísticas do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, tal ação é praticada por 45% dos estudantes do ensino fundamental, seja como agressor, vítima ou ambas as partes.

A principal questão é que, o Bullying não só acontece ao vivo. Chamamos de CyberBullying o ato em que jovens usam intencionalmente as novas tecnologia de informação, para denegrir, humilhar, ou seja, fazer o mesmo ato mal intencionado, só que utilizando a internet. Tanto o Bullying, como o CyberBulling, provoca sérias consequências para as vítimas, causando um grande sofrimento para os mesmos.

Como fazer frente ao CyberBullying?

Tanto os pais, como os educadores, devem manter uma comunicação aberta e conversas regulares sobre a internet e as tecnologias, em vez de esperarem para falar sobre o assunto, apenas quando houverem problemas, e encorajando também, as crianças a falar sobre os problemas com que se confrontam.

Com base nos argumentos apresentados, atitudes como essa, vem provocando uma série de problemas na vida dos jovens. O CyberBullying, pode ser evitado, mas para que isso aconteça, os jovens não devem se calar, nem mesmo esconder e suportar o que estão passando, pelo contrário, pois somente um bom acompanhamento poderá ajudá-los.

Luiz Cláudio Sanz

Marketing Digital

Atualmente, o marketing digital vem sendo primordial no mundo dos negócios. Empresas que utilizam tal meio, estão obviamente fazendo a escolha certa, pois o marketing digital, oferece inúmeras vantagens para que elas obtenham então, sucesso absoluto. A internet, sendo a principal fonte de informação e entretenimento nos dias de hoje, a cada dia; toma mais presença, fazendo com que os clientes interajam com as empresas e vice e versa.

Observam-se diversas vantagens na utilização nos meios digitais, principalmente nas campanhas publicitárias, e segundo pesquisas, as empresas brasileiras foram as que mais aderiram tal meio. Além da interatividade, o marketing digital oferece também acessibilidade, fazendo com que pessoas possam acessar os conteúdos a qualquer lugar e horário. Acaba-se interferindo também, o baixo custo, pois assim, companhias conseguem um grande número de visualizações pelo seu anúncio, investindo pouco e só pagam quando o link é acessado.

Hoje, com tanta competitividade e busca de reconhecimento, a única desvantagem é não utilizar o marketing digital. Sabemos que há inúmeras formas de marketing, mas hoje, tudo é voltado para a área tecnológica, conectando tudo com todos e com o mundo. Apesar dos possíveis problemas, desafios e obstáculos que é preciso contornar, não estar presente nas redes sociais é uma desvantagem.

Com base em tudo o que foi apresentado, a tecnologia está a nossa disposição, pois vivemos num mundo globalizado. Usufruir desses meios, apenas nos favorece, fazendo com que absorvamos mais conhecimento e então assim, podemos interagir com tudo que está acontecendo. O marketing digital, apenas veio para facilitar ainda mais a vida da sociedade, que prefere fazer tudo ao conforto, que obviamente é bem melhor!

Luiz Cláudio Sanz

Deficientes visuais na revolução tecnológica!

Não podemos deixar de falar logo de inicio que as pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades no seu dia-a-dia.Isso porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano,ou também pelo simples fato de muitos locais não terem adaptação,isso gerando um grande transtorno.Ai vem a grande importância da tecnologia na vida dessas pessoas.
Podemos observar que felizmente as empresas e os pesquisadores estão buscando facilitar a inserção dessas pessoas no convívio social,afinal elas também são competentes e tem o direito de estar incluso no mercado de trabalho,outra conquista foi a participação do governo exigindo que façam adaptação nos ambientes públicos e privados,principalmente para cadeirantes.
A tecnologia vem a cada dia aumentando e com isso os recursos também melhorando,fazendo com que os portadores de necessidades especiais possam fazer suas necessidades e desejos!Podemos ver alguns exemplos de tecnologias que ajuda o dia-a-dia dessas pessoas:


Gadgets em prol dos cegos
A Toshiba lançou há poucas semanas atrás o celular Tactility. O design do teclado foi projetado em alto relevo, com algarismos na linguagem Braille, e permite que o usuário amarre um cordão para usar o celular em volta do pescoço.




Mouse ocular para deficientes motores
O mouse ocular permite que portadores de necessidades especiais (tetraplégicos, distrofia muscular, doenças degenerativas) possam usar plenamente o computador.







Stephen Hawking
Stephen Hawking é o maior exemplo de que a tecnologia pode ser uma aliada para os portadores de deficiências físicas e motoras.
A cadeira de rodas de Hawking é adaptada com equipamentos para atender suas necessidades. Depois de perder o movimento dos dedos, o cientista encontrou outra maneira de se comunicar. Um dispositivo acoplado na armação de óculos e conectado ao computador permite que Hawking “digite” frases através de movimentos dos músculos da fase, direcionando o raio para as palavras que deseja escrever
.



Agora uma matéria que mostra ,feiras especializadas nesses tecnologias:



Por: Luiz André Lima