sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novas Tecnologias Superam Barreiras

Jhonata Fraga e Gisela Schwartz


Por muitos anos as pessoas com algum tipo de necessidade especial tinham suas “necessidades” atendidas de forma, digamos que, superficial. Uma categoria que sempre foi excluída da sociedade, como se não fizesse parte dela, mas que com o crescimento do número de pessoas portadoras de deficiência mental ou física foram surgindo a necessidade de novas tecnologias, para atender de forma cuidadosa a essa parte da sociedade. 
Livros, computadores, até mesmo os móveis de casa. Tudo isso passou por um processo de transformação ou readaptação. Essas tecnologias estão sendo criadas, e um novo caminho de inclusão está sendo aberto para as pessoas que são portadoras de alguma necessidade especial que através da mesma estão conquistando seu espaço na sociedade contemporânea.
É importante esclarecer que a capacidade de um portador de deficiência realizar ou não uma determinada atividade está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico do seu país. Uma barreira que o Brasil está rompendo. Hoje um deficiente visual pode navegar na internet normalmente ou enviar torpedos pelo celular.
Hoje o crescimento das novas tecnologias não faz apenas a inclusão digital, mas principalmente faz a inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário