sexta-feira, 27 de maio de 2011

A era da informática para 3º idade

          A tecnologia invadiu as casas e as empresas, a sociedade a cada dia que passa se torna mais informatizada. E agora mais do que nunca a terceira idade tem várias razões para aprender informática e se entrar na era digital. Algumas das razões apontadas são as necessidades de atualização e de sentirem-se incluídos na sociedade, envolvido no processo de desenvolvimento da sociedade e conectado ao mundo moderno, associado à informação e comunicação. O que torna os senhores de mais idade com o passaporte para modernidade.
         No mundo da Informática, não há limite de idade, a informática para idosos chegou para trazer benefícios e apresenta uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória, e aumentar sua auto-estima.
        Os investimentos com o objetivo de romper a distância entre a pessoa da terceira idade e a tecnologia têm apresentando resultados efetivos. A própria tecnologia tem se tornado mais amigável e fácil de operar, exigindo conhecimentos básicos e mínimos.
       É importante criar condições para que o idoso possa ter acesso ao computador, sua linguagem e aos seus recursos. Construir estratégias educacionais para preparar a população da terceira idade no domínio de operar as ferramentas da tecnologia, gerar a nova linguagem tecnológica e inserir o idoso nas transformações da sociedade.
       Vendo a tecnologia instalando-se cada vez mais na vida das pessoas, a decisão é enfrentar, pois a alternativa é entrar nesse mundo ou ficar excluído. Acompanhar a evolução tecnológica e os progressos na comunicação, para diminuir o isolamento, sentir-se parte integrante deste novo mundo.

Nathalia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário