sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Sociedade e as Diferenças

As pessoas deficientes são consideradas impotentes pela maioria da Sociedade Brasileira, principalmente pela Sociedade Capitalista, que visa apenas o lucro, e que para obtê-lo visa apenas às pessoas saudáveis e normais, não incluindo assim, os deficientes, que como a própria palavra diz, possuem algum tipo de “limitação”! Mas não dá para esquecer que para se ter uma sociedade mais justa, precisamos também ter a inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Através da Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais, a sociedade trará mais oportunidades não apenas para ela mesma, mas também para eles, como por exemplo: mais liberdade de expressão, mais expectativa de vida, mais chances de ter uma carreira profissional de sucesso. Resumindo, trarão a Felicidade que outrora não existia para muitos deles e que hoje se torna Realidade graças aos programas de inclusão.

Antes que o mundo viesse a existir, já existia o preconceito, principalmente entre a elite assoberbada e arrogante da Sociedade, mas os tempos mudaram, hoje vivemos em um mundo globalizado e moderno, onde infelizmente o preconceito ainda existe. Um exemplo a ser citado é o deficiente físico, que possui dificuldade em se locomover, pois existem lugares que não lhes permite acesso por não ter uma rampa onde eles possam entrar e sair a hora que desejarem, e outro motivo é o fator dos coletivos urbanos, onde são desrespeitados pela maioria dos motoristas. Por exemplo: Se em um ponto de ônibus houver um paraplégico, ele ficará por um longo período de horas à espera de um ônibus, por mais que o veículo seja adaptado para este tipo de necessidade, o motorista não irá parar, pelo trabalho que esse deficiente trará à ele.
As novas tecnologias estão auxiliando no tratamento médico dessas pessoas, dando assim uma nova oportunidade de ter uma vida menos dependente de outras pessoas.
Com a inclusão, as pessoas com necessidades especiais terão um futuro bem melhor e muito mais feliz!


Mayara Fernandes da Silva Carneiro & Felipe Medeiros Motta (Dependência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário