sexta-feira, 18 de março de 2011

No que a mídia tem transformado as tragédias?


Durante a ultima semana podemos acompanhar a tragédia que vem abalando o mundo todo, os terremotos , maremotos, tsunami e por ultimo as explosões nucleares que vem acontecendo no Japão.

Com a globalização do mundo, a mídia mundial faz com que esses (e quaisquer acontecimentos) sejam rapidamente disseminados pelo mundo, levando informações (precisas ou não) para os quatro cantos do Planeta Terra.

Emissoras de televisão do mundo inteiro, mas precisamente no Brasil, com seus correspondentes internacionais , trazem todas as informações possíveis para os brasileiros, e também para parentes de pessoas que estão no país devastado.

O que era para ser mostrado como trágedias, familias abaladas, país em destruição, incentivar a solidariedade esta começando a mudar de rumo... Quem tem os olhos abertos para o mundo e gosta de pensar pelo menos um pouco, pode perceber o poder da mídia. E todos sabem que poder é dinheiro.

A mídia percebeu isto e agora faz com que o que era motivo de ser uma solidariedade mundial, passe a ser um imenso gerador de lucros para eles. Noticias a todos os momentos, atualizações “bizarras”, com o intuito de “Quanto mais matérias tivermos, mais atingiremos ao público.”. E nessa podemos observar que a ajuda, que realmente deveria ser o ponto crucial é notavelmente “morta”.

E ai fica a minha pergunta, será que quando este noticiario sair da mente das pessoas, a mídia irá continuar investindo neste “nicho”? Pois com certeza o estrago feito pela tragédia não irá durar apenas alguns meses, como as massivas noticias que estão na mídia a todo tempo.

Veja algumas imagens da tragédia que vem acontecendo no Japão:

Vídeo de uma  reportagem da TV Globo sobre a tragédia no Japão:



Artigo escrito po Tarsis Almeida e Éder Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário