sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bullying: Como podemos tentar evitar?

Hoje iremos comentar um assunto que esta sendo bem discutido após uma bela reportagem que foi passada no Fantastico no ultimo domingo. O assunto é o bullying, algo que vem sendo praticado por muitos adolescentes no mundo todo.

Antes de mais nada, vale uma breve explicação sobre o que é o bullying e como ele é praticado, principalmente nas escolas do mundo todo.

O bullying é uma espécie de agressão (intencional ou não), verbal ou física, feita repetitivamente por um determinado grupo. Quem sofre de bullying pode ter consequencias terriveis no decorrer de sua vida, uma das é o dificil fato de se relacionar com as pessoas.

Esta pratica é muito comum em escolas, onde existem diferentes grupos, por exemplo, o rapaz da sala que esta acima do peso sendo zombado por outros colegas de turma, chamado de “gordinho”, “balofa” e varios outros apelidos.

Uma das maiores dificuldades para combater essa agressão , é que simplesmente as pessoas que sofrem bullying não comentam em casa com seus pais ou seus responsáveis , o que sofrem na escola. Pois o primeiro passo deve ser este, a criança que sofre o bullying tomar uma atitude e reagir.

A sociedade por enquanto não encontrou o caminho certo para combater esse tipo de agressão. Talvez porque inicialmente essa solução teria que partir de cada um com orientação dos pais , e depois um ensinamento sobre as consequencias dessa agressão nas escolas.

A escola , onde acontece a maioria das agressões teriam que começar a planejar uma forma para que essas agressões terminem ou pelo menos diminuam .Começamdo por uma orientação do que essa agressão pode levar.

Para que este tipo de agressão acabe ou pelo menos diminua drasticamente, é necessario um trabalho conjunto dos pais e da escola na parte de orientação dos filhos, estar mais presente na vida de seu filho e saber o que se passa, dentro e fora de casa.

Segue o vídeo de uma criança que sofria bullying (agressão física) na escola e que decidiu revidar, porém de uma maneira não tão agradavel. Este é o vídeo que gerou a motivação para o Fantastico fazer uma bela matéria sobre o assunto.




Artigo escrito por Tarsis Almeida e Éder Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário