sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cuidado com o Bullying

Por Ruan Barros
O Bullying pode destruir uma vida (Foto: Brasil Escola)

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O indíce pessoas que sofrem com esse problema no Brasil tem aumentado consideravelmete, agressões verbais e físicas tem tornado a vida de diversas pessoas infelizes e talvez um desastre. A falta de atenção dos professores e pedagogos escolares acarretam no desenvolvimento do ano em sala de aula.

O pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos , pois a falta de interesse de ir a escola e a baixa produtividade nas atividades podem ser consequencias desse problema.

A falta de atenção dos pais ou problemas famíliares tornou esses agressores mais violentos, pois fazem de tudo para chamar a atenção das pessoas que estão a sua volta.

As secretarias estaduais e municipais de educação devem capacitar seus profissionais para estarem atentos a esse fato que pode tirar a vida de uma pessoa dependendo do estado psiquico.

Um caso de que o Bullying deve ser coibido e penalizado quando praticado aconteceu no Rio de Janeiro quando o Tribunal de Justiça indenizou a família de uma jovem que durante sua vida sofreu vários tipos de agressões na escola. A pena foi de R$ 35 mil reais por causa da omissão da escola, hoje os problemas que aconteceram no passado estão cotidianamente na vida da menina que sofre de sindrome do pânico e vários disturbios que tornam a sua vida mais difícil.

Cada escola deve ter um corpo  multidisciplinar como assitentes sociais, psicologos e outros profissionais  para cuidar desse problemas que acontecem na escola. O bullying também acontece no durante o trabalho e durante festa muitas das vezes causando nas vitímas estresse e depressão.

A auto estima do estudante e do profissional devem estar em dia para o aumento diário da produtividade se não do contrário ocorrerá problemas futuro.

Devemos ficar de olho e vivo nesses casos e não deixar acontecer,  em caso de dúvidas procurar um especialista. As violencias mais praticadas são aos gays, obesos, tímidos, negros entre outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário