sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mídias digitais x impressos, a batalha do século!

Chegamos a era digital, onde as coisas são digitalizadas (dã?) e muito mais dinâmicas. Quem imaginou há anos atras que chegariamos a uma era tão avançada onde aconteceriam coisas do outro lado do mundo e em questão de segundo, nós aqui saberiamos? Ou então a era da pirataria estaria tão avançada que hoje já lançam nas banquinhas DVD’s que ainda entrarão em cartaz no cinema? Pois é, chegamos a essa era.

Porém o que venho lhes escrever aqui hoje não é um texto baseado na era digital e sim um texto mais voltado ao foco das midias impressas (livros, jornais, revistas) x a digitalização delas (jornais online, e-book..). Com essa digitalização desenfreada que vem acontecendo, quais são as vantagens e as desvantages de cada uma delas?

Hoje em dia o mundoé muito dinâmico, rapido e explosivo. As pessoas querem cada vez mais informações, necessitam estar ligadas e sempre buscando conhecimento (nem todos), por isso a necessidade dos jornais online. Este tipo de midia, surgiu da necessidade que essa digitalização nos trouxe. Necessidade de informações mais rápidas, mais dinâmicas, com mais conteudo e também de um melhor relacionamento entre jornal e público.

Já a midia impressa é uma midia mais lenta, porém com muito mais qualidade, diga-se de passagem! Apesar de sair apenas uma vez ao dia (jornal impresso), e ser considerado “arcarico”, o jornal impresso ainda é sinal de qualidade e boa informação. Pai das midias impressas, sobreviveu a várias “revoluções”, como quando surgiu o rádio e logo após a televisão.

Em ambos os casos existem a sua vantagem e a sua desvantagem, por exemplo, podemos citar a desvantagem de todo os dias serem impressos milhares de jornais, vendidos e logo após “jogados aos ventos”, pois é exatamente isto que acontece. Quem aqui lê um jornal mais de uma vez? Creio que ninguém. É uma desvantagem para o meio ambiente e etc. Porém, também podemos citar a desvantagem da midia digital, pois é uma terra “sem leis”, onde quem quer escreve o que bem entende (na prática é um pouco diferente) e podem postar em blogs e redes sociais.

O que posso dizer é, não sei se as midias impressas um dia irão acabar, apesar de acreditar firme nesta hipotese, pois hoje a juventude esta muito rápida, dinâmica, em busca de mais informações e isso a mídia impressa, deixa um pouco a desejar!

Artigo escrito por Tarsis Almeida e Victor Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário