sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tecnologia: Une ou nos afasta ?




Atualmente no Brasil e no mundo, a tecnologia vêm sendo um dos principais recursos oferecidos à sociedade, tornando-se cada vez mais presente e desenvolvido no decorrer dos dias. Absolutamente o desenvolvimento tecnológico tem facilitado a vida de muitos cidadãos, contudo há uma grande massa que não usufrui desse recurso por opção e por não estarem aptos à tal utilização. A questão é: A Tecnologia une ou afasta as pessoas ?

Com base em diversas pesquisas e casos já discutidos, há uma grande oposição ao redor dessa questão. Aqueles que utilizam, dizem que a internet por exemplo, pode contribuir para o círculo social, unindo então milhares de pessoas que estão dispostas à conhecer umas as outras. Sem deixar de mencionar que ela oferece uma grande acessibilidade, fazendo com que possamos interagir e utilizar conteúdos exclusivos. A comunicação com certeza é um dos principais fatores que une a sociedade à tecnologia, pois atualmente todos tem o propósito de buscar e receber rapidamente o que deseja. O celular por exemplo, é um instrumento primordial na vida de qualquer cidadão, fazendo com que o indivíduo usufra de seus recursos.

Com todos os recursos que a tecnologia oferece, há indivíduos que afirmam que ela prejudica a questão social, pois há muitas pessoas que apenas utilizam esses meios para se comunicarem, basicamente fugindo de sua realidade. Tal atitude é muito utilizada principalmente por jovens que não tendem à estabelecer diálogos no dia-a-dia, por questões de tímidez ou por não se sentirem aceitos no meio social. Há aqueles que também utlizam esse recurso com o intuito de prejudicar o outro, promovendo atos maléficos, muito comum entre sites de relacionamentos, onde o indívíduo apresenta também um grande número de amigos, que na verdade não passam de desconhecidos, tendo apenas o objetivo de conquista, e de popularidade.

Com base nos argumentos apresentados, há os contra e os à favor da tecnologia como meio de união social. Porém cabe a cada um usá-la de maneira mais convincente, pois ela oferece inúmeros recursos que beneficiam a sociedade e ao mesmo tempo prejudica .


Por Luiz Cláudio Sanz e Gisela Schwartz .

Nenhum comentário:

Postar um comentário