sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tecnologia: traz a paz ou a guerra?

Hoje vamos comentar sobre algo que vem pertubando a mente de pensadores e até dos mais idosos, vamos falar sobre tecnologia. Será que esse avanço todo tecnológico une ou afasta mais aspessoas?

A tecnologia, mas precisamente a internet, vive em mão dupla. Sendo um lado a questão da facilidade e proximidade em que são dispostas às pessoas.

As pessoas no mundo atual, colocaram a sua vida em disposição da tecnologia, e de uma forma profunda, por ter serviçoes de confiança, como acesso a conta de banco, compra de produtos váriados, etc. Contudo, as pessoas que usam esse tipo te tecnologia, acabaram criando uma relação de confiança com a “rede”.

Pessoas do mundo inteiro tem a facilidade em suas mãos, para poder conhecer e se aproximar de outras pessoas, seja do seu país ou até mesmo de pais diferente. Uma das maiores vantagens da área tecnologica, é a aproximação com pessoas da própria familia ou amigos que moram longe.

Setores da tecnologia hoje são bastante usados em relação a sistemas de ensino, tornando o ensino mais acessivel a pessoas com deficiência, seja ela auditiva , visual , etc.

Apesar de achar que a internet aproxima mais as pessoas do que afasta, nela também também encontramos varios contras, como por exemplo, a invasão de privacidade que existe na mesma. Como toda situação, existem os seus prós e seus contras. Podemos citar aqui o Orkut, hoje a rede social mais utilizada noBrasil. No Orkut, encontramos fakes(pessoas que criam um perfil falso) que causam tumulto em comunidades, são usados para marcar brigas, desavensas, invasão de privacidade de perfis e etc.

Outro lado ruim da tecnologia ao meu ver, é a sobre a desiguldade social. Hoje podemos “medir” o nivel economico e até social das pessoas por meio da tecnologia,por exemplo, uma pessoa que possui um Iphone é considerado rico, sobre quem possui algo inferior. A partir dessa teoria, eu afirmo que a tecnologia nessa ponto é “prejudicial”, pois quem não a possui, se sente rejeitado e é daí que podem começar a querer robar para ter a tal tecnologia.

Chegamos a conclusão então de que a tecnologia existem duas faces, basta que o ser humano saiba usa-la para que ela se torne uma forte "arma" e fonte de informações. Porém todo bem, tem o seu mal.

Artigo escrito por Tarsis Almeida e Éder Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário