sexta-feira, 27 de maio de 2011

3ª idade, um novo tempo. Uma nova era

Vivemos em um mundo digital, estamos na era tecnológica onde tudo se moderniza a cada instante.
É preciso acompanhar as novas criações e avanços que surgem, e manter-se atualizado.
Porém esqueceu-se que com o passar dos anos a população envelhece, e que é preciso trazer para esta massa a oportunidade de participar da globalização.
Com isso, estamos vendo como é importante o ensino de informática para aqueles que estão na melhor idade, não apenas uma questão social, para somar números e estatísticas. Mas sim uma questão humana.
Dar aos idosos o ensino de informática não é apenas estar decifrando códigos, que para eles ainda eram desconhecidos, mas também, abrir novos horizontes de conhecimento, cultura, lazer...
Os ganhos para eles são inúmeros, pois novas portas se abrem com oportunidades de melhoria de vida, quebrando o paradigma de que as “avós” devem estar no sofá tricotando para os netinhos, assim passam a se sentir parte daquele mundo que até então para eles estava tão distante.
Alguns deles estão tendo pela primeira vez o contato com a máquina ou com informações sobre informática. Já outros tiveram ou têm noções  pois em suas casas possuem computador, mas nunca se quer o tocaram por falta de informação ou conhecimento.
Agora estão correndo atrás do prejuízo, seja por cursos, aulas particulares ou oferecidas pelo governo, não importa. Podem agora usufruir da tecnologia como tantos.

Por Mariana de Souza Felix

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo. Ministro aulas particulares, voltadas à terceira idade, aqui no RJ há 15 anos e aprendo muito com eles, principalmente sobre valores morais.
    Se quiser trocar informações meu sítio é esse: www.emersonpereira.com.br
    Bos Sorte e Sucesso

    ResponderExcluir