sexta-feira, 27 de maio de 2011

Informática: integração, saúde e diversão na terceira idade

Falar sobre um tema que diz respeito à terceira idade prontamente me faz pensar em como a vida é bela. A dádiva de viver é algo tão especial e interessante que cada fase da vida tem seu charme, basta aproveitar o que há de melhor em cada momento.
O ensino de informática para pessoas de idade mais avançada é extremamente interessante para eles, seja como forma de entretenimento ou com o intuito de manter o intelecto em atividade. É bastante comum encontrarmos pessoas idosas que tratam do assunto com distância e estranheza, uma vez que o computador para eles parece um monstro. No mundo atual é difícil imaginar que alguém relativamente jovem viva sem o uso da máquina em questão. Por que não os mais velhos?
Basta um pouco de força de vontade e dedicação, certamente a descoberta de um mundo novo e cheio de maravilhas os espera pela frente. Através da internet é possível voltar no tempo, esquecer o presente e até vivenciar de forma antecipada um pouco do que vem pela frente. Muitos idosos se queixam sobre como é complicado dominar um computador, mas eu rapidamente questiono, há algo que motive mais do que fazer coisas novas? Adquirir mais conhecimento? Uma pequena parcela de pessoas da terceira idade certamente experimenta do mundo virtual, ainda que de forma tímida. Pesquisas mostram que manter o cérebro em atividade é uma ótima forma de ter melhor saúde física e mental no futuro.
Aqueles poucos idosos que já utilizam computador e são integrados ao mundo das tecnologias, com certeza aproveitam de ferramentas que melhoram a vida, integram, divertem e os mantêm bem informados. Para esses, o terrível monstro passou a ser um excelente aliado.


Um comentário: