sexta-feira, 27 de maio de 2011

Informática: Inserção dos idosos de volta a sociedade.

Em uma sociedade tão preconceituosa e taxativa como a que nós vivemos,é facil associarmos os avanços tecnológicos e das ciências da informação ao mundo jovem. Mas as dificuldades de um mundo que evolui tecnologicamente tão rápido está para todas as idades,qualquer um pode se atrapalhar com um novo eletrodoméstico,celular,etc.É v erdade que os de idade mas avançadas podem ter problemas sérios,e de mais dificil explicação-ou interpretação-principalmente quando se tranta do temido mundo da informática.Mas afinal a informática é para todos? hum?
Em uma pesquisa realizada no ano de 2007 pela Datafolha com 300 pessoas acima dos 60 anos na cidade de São Paulo,mostra que 45% dos entrevistados tem computador em suas casas,mas,somente 19% dizem usar o equipamento. Quando perguntados sobre o benefício que a rede mundial de computadores oferece,85% dos entrevistados a consideram importante,quando a mesma pergunta feita para os que já fazem uso da rede,98% das pessoas acreditam que é um ganho para a sua rotina.
Alguns projetos são criados para esse tipo de público,mas o que realmente deve-se fazer é uma real inclusão,pois o que todos precisam independente de idade é serem inclusos na sociedade,não só na digital,mas eu acredito que a grande importância da informática na vida do idoso é inseri-lo em um mundo em que tudo se torna cada vez mais descartavél,principalmente os seres humanos,principalmente aqueles que já deram quase tudo que tinham pra dar,a informática teria como seu principal papel inseri-los no mundo o qual os excluiu,pois ela é de todos.
  
José Victor Matias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário