sexta-feira, 3 de junho de 2011

Racismo na Internet

A internet de uns tempos pra cá ganhou força por ser um lugar onde as pessoas podem se expressar livremente. Porém, muitos ainda pensam que a internet é terra de ninguém e extrapolam os limites do respeito, da dignidade e da ética, iniciando a violência na rede.
Existem muitas formas de ódio na internet, que vão desde sites racistas até sátiras cruéis encontradas em muitos sites populares. Alguns podem parecer inofensivos, mas contribuem para a cultura onde a crueldade com outras pessoas é considerada inaceitável.
Não é a primeira vez que as redes sociais são usadas para manifestações preconceituosas. No site de relacionamentos “Orkut” são criadas varias comunidades racistas.
Mas será que o fato de estar atrás da tela do computador faz com que as feras se soltem?
As agressões podem partir de pessoas de qualquer sexo, idade, faixa social ou mesmo cultura. Quem comete o racismo na internet muitas vezes não tem noção clara do tamanho da repercussão de seu ato e depois podem até sofrerem com isso.
É um grande avanço social e tecnológico ter um ambiente onde se pode demonstrar as opiniões abertamente, mas é fundamental agir com responsabilidade e ter sempre noção daquilo que expressam na rede social.
Esperamos que a internet seja cada vez um espaço democrático, onde a ética e o respeito aos direitos humanos prevaleçam.
Vale a pena lembrar que a internet é um espaço público como qualquer outro, onde os crimes cometidos nela, estão passíveis de punição.

Nathália Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário