segunda-feira, 6 de junho de 2011

Racismo Virtual

A internet é, talvez, o meio de comunicação mais democrático existente hoje. Diversas informações, opiniões e notícias são compartilhadas diariamente por milhões de internautas, sem qualquer tipo de restrição ao conteúdo em um primeiro momento.   

Infelizmente, essa liberdade de expressão tem sido aproveitada de maneira imprópria por alguns usuários. São cada vez mais comuns os casos de racismo no ambiente virtual, principalmente em sites de relacionamento. Indivíduos se aproveitam do anonimato quase totalitário da web e comentam, propagam e expõem seu ódio a determinados tipos de pessoas, por acreditarem que sua raça é superior. Porém, a intolerância do ser humano vai além: homossexuais, estrangeiros, religiosos e outros grupos sociais recebem o mesmo tratamento hostil.    

A Constituição de 1988 passou a considerar a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, e alguns casos são analisados e levados à justiça, que pune devidamente os infratores. Contudo, devido à baixa fiscalização do que é divulgado online, a maioria dessas manifestações de preconceito não é observada, e os autores desses atos discriminatórios escapam impunes.             

Esses agressores da internet, chamados cyberbullyings, muitas vezes não conseguem enxergar e perceber as consequências dos seus atos. As vítimas do bullying virtual, em certos casos, podem vir a ter depressão, tendências suicidas e comportamentos violentos, prejudicando também aqueles que não participaram do processo de humilhação e agressão.

Assim, a tecnologia que foi concebida com o intuito de compartilhar informações, unir e aproximar pessoas, passa a ser um meio onde a violência também acontece, em um caráter psicológico. O espaço no qual deveria acontecer a união das raças se torna um ambiente onde o homem está sujeito a qualquer tipo de intimidação e preconceito por parte de outros.


                                                                                          Letícia Manhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário