sexta-feira, 10 de junho de 2011

Preconceito Digital

             O preconceito é algo que está crescendo com uma velocidade surpreendente nos dias atuais, tanto no mundo virtual, quanto no dito real. O que mais se vê hoje em dia são manifestações preconceituosas por parte das pessoas, seja sobre a cor, credo, sexualidade, sexo e várias outras características das pessoas.
            Um tipo de preconceito que tem tomado lugares em manchetes de vários sites na internet é o racismo. Principalmente o praticado contra os nordestinos. Comentários discriminantes e ofensivos têm sido vistos em uma das principais ferramentas de comunicação nos dias de hoje, o twitter.
            O que era pra ser um lugar para conversar, escrever coisas ditas interessantes, um lugar para divulgação de notícias e principalmente um lugar de conhecer gente nova, está sendo usado não só pra essas finalidades, e sim para ofender certas pessoas que não possuem os pré-requisitos aceitáveis na concepção de pessoas com uma mente pequena e alienadas.
            Por ser um lugar na internet, onde quem irá postar as coisas não está frente a frente com ninguém, a não ser com uma tela, acham que podem falar o que bem entenderem. Porém as coisas não funcionam desse jeito. O número de pessoas que estão respondendo judicialmente por coisas veiculadas nesses meios de comunicação, tem crescido bastante nos dias de hoje. Um exemplo foram os casos de duas pessoas que fizeram comentários ofensivos para com os nordestinos, chamando-os de ‘cabeças chatas’ e coisas piores, falando que deviam morrer.
            Essas pessoas que resolveram falar o que pensam, sem se importarem com nada nem ninguém acharam que iriam ficar impunes e que poderiam ofender quantas pessoas quisessem, estavam erradas. A justiça passou a agir contra os vários tipos de preconceitos na internet também, pois é um lugar onde está aumentando consideravelmente casos sobre o mesmo.
            Viver em paz com os semelhantes a si é uma das melhores virtudes que um ser humano pode ter. Respeitar o próximo, guardar certos comentários desrespeitosos para si, e principalmente, não pensar que a internet é um lugar de impunidade, são gestos que todos os seres humanos deveriam praticar, para não deixar chegar ao ponto da justiça ter que intervir para ninguém se sentir inferior a ninguém.
Ayla Lobo           

Nenhum comentário:

Postar um comentário