terça-feira, 14 de junho de 2011

A Terceira Idade no Mundo da Tecnologia

Atualmente a vida dos seres humanos se resume em informática, internet, celular, ipods, smartphones, entre outros, melhor dizendo, a tecnologia dá o comando em quase tudo no viver das pessoas.
Como circunstância do avanço tecnológico, verifica-se que o acesso à informação tornou-se algo quase que instantânea e grande parte da humanidade sobrevive praticamente através desde novo conceito de vida.
É necessário que se estabeleça nas pessoas de um modo geral, o interesse em buscar o aprendizado e aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação, para que possam ter o domínio das ferramentas facilitadoras do acesso e manuseio de computadores e/ ou objetos afins, pois ambos tornaram-se instrumentos que ampliam a capacidade de pensamentos, redefinindo as formas de se comunicar.
Nestes tempos de informática, o limite para idades inexiste, pois  nota-se que um número expressivo de pessoas já na terceira idade estão buscando o conhecimento na área,  e por isso,  muitos cursos de informática já estão trabalhando para atender este novo público que se forma.
È importante frisar que ministrar cursos direcionados especificamente para o público da terceira idade é de suma importância no que diz respeito ao fator inclusão digital, afinal de contas, é possível que este público obtenha benefícios ao seu estado psicológico e manutenção da memória, devido à oportunidade de exercitar a mente, provocando a partir daí também o aumento da auto-estima dessa geração, por possibilitar, além disso, a conquista de novas amizades, reencontro de amigos ou conversas com familiares através das redes sociais, por exemplo, ao terem acesso à aulas de internet.
Portanto, deve-se considerar que, ao sair de casa, mesmo que seja através do uso da internet, vai favorecer ao idoso, sentir-se menos isolado, ao ter o acesso constante com tudo o que ocorre pelo mundo, vai fazer com que se sinta como parte integrante do mundo da tecnologia.

Jorge Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário