sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amigos e Confidências nas Redes Sociais

Sabemos que a internet tem o poder de erguer ou destruir pessoas e negócios.
Desde que iniciou a febre das redes sociais, que o ser humano adotou o teclado e a tela como seus melhores amigos. Amigos, nós sabemos que guardam segredos, são confidentes, não nos traem, estão sempre disposto a nos ouvir e sempre tem uma palavra de consolo. Amigos são assim. Mas como ter segredo guardado por 3.000 amigos no Facebook, 5.000 amigos no twiter, 10.000 no Orkut, 2.000 amigos no myspace? Ufa... Como tenho amigos!!! Será??
Aí, me recordo da minha avó, me dizendo que: “O povo aumenta mais não inventa” e “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, imagina tudo que eu conta sendo recontado para mais 1.000.000 de pessoas? Será que minha avó teve tantos amigos?
A internet é uma ferramenta de fácil acessibilidade, que nos oferece o mundo, informações, assuntos diversos, sobre vários pontos de vista e sem restrição de idade, cor, sexo, religião, aptidão, capacidade física ou mental, equilíbrio emocional ou psicológico. Imagine sua história sendo contada para seus amigos, somente seus amigos do twiter ou do facebook? Como será que cada um vai interpretar? Será que todos vivenciariam seus sentimentos como você? Isso é rede social!
A sensação de proteção e confiança em acessar a internet é causada por temos bons anti-vírus, estarmos em nosso quarto, ou o PC é de acesso exclusivo, com senha e tudo... Ah... Ninguém vai ficar sabendo o que ando fazendo e com quem ando falando! Será?
Hoje, nos expomos muito por confiarmos plenamente em uma das maiores virtudes do ser humano: a amizade. Essa palavrinha cria uma sensação tão boa que estamos nos esquecendo que as “redes sociais” ultrapassam fronteiras e que o mundo também está acessado.
As redes sociais, assim como todas as facilidades e as informações que a internet nos oferece, nos dias de hoje, facilitam e muito nossas atividades diárias. Informações chegam e vão com uma rapidez que supera a capacidade do raciocínio humano.
Então, vale ter um pouco mais de cautela antes de expor informações íntimas ou confidenciais aos nossos amigos das “redes sócias”.

Texto: Edilene Carvalho de Moraes
         Comunicação – 1º período


Nenhum comentário:

Postar um comentário