sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Tecnologia une ou afasta as pessoas?

Por : José Victor Matias
Com o avanço tecnológico, a comunicação entre pessoas de lugares diferentes se tornou bem mais rápido. Antes uma carta enviada demorava dias a ser recebida. Hoje em dia uma mensagem é recebia e respondida em segundos. Mas afinal a tecnologia une ou afasta as pessoas? A tecnologia agiliza o dia a dia faz com que as pessoas não percam contato com outras que moram longe e faz com que as mesmas conheçam pessoas diferenciadas, mais facilmente. Muitas pessoas tímidas preferem se comunicar apenas pelos meios tecnológicos, outras usam esses meios, para aumentar sua rede de amigos. Esses fatores fazem com que as pessoas se unam, seja ela da mesma cidade ou do outro lado do mundo.Por outro lado, muitas pessoas se afastam da realidade. Hoje em dias as crianças não sabem mais o que é brincar na rua, brincar com as mesmas brincadeiras com que os seus pais brincavam. Ficam apenas nos jogos eletrônico, perdendo o contanto com outras crianças. O vício da tecnologia está aumentando cada vez mais, fazendo com que as pessoas se afastem das pessoas “reais”, levando ao isolamento social.
Muitas pessoas precisam do contado físico para manter um grau de intimidade e amizade, e quando elas conhecem umas as outras apenas pela tecnologia, seja pela internet ou outros meios, geralmente sofrem um bloqueio quando vão se conhecem pessoalmente e manter o mesmo grau de intimidade. 
Como tudo tem os seus prós e contras, a Tecnologia é apenas mais um elemento que basta ser usada com equilíbrio para não fazer mal a vida social, nos mantendo unidos com as pessoas e conectados com a tecnologia sem que nos afastemos de nossa vida social, pois fora de computadores e celulares, acontece um mundo.



Um comentário:

  1. Muito bem colocada sua opinião. Concordo que o ideal é saber usá-la, diferenciando o que real e o que não é.

    ResponderExcluir