sexta-feira, 18 de março de 2011

Tragédia News

Abrir um jornal recém chegado da banca, e se deparar com uma foto assustadora já se tornou normal, até por uma questão de atrair os olhos do leitor. De qualquer forma, precisamos estar antenados em tudo que acontece, das tragédias às coisas positivas - que são bem raras nas páginas dos jornais. A cada dia, acontecem novas tragédias, novos acontecimentos que correm o mundo em segundos pela internet, pelo twitter, facebook, orkut. Chuvas na Região Serrana do Rio, no Sul do Brasil, desabamento de encostas, tsunamis, terremotos e coisas absurdas que se tornam constantes e que já estamos, infelizmente, nos habituando.


Fotos, como a acima, ou até aquelas de câmera de celular, ajudam a ter uma rápida noção da dimensão da tragédia, mas a cobertura jornalistica é extremamente importante para informar plenamente os telespectadores, ou como costumam dizer: a massa.
De qualquer maneira, videos amadores, de pessoas que estão vivendo a tragédia na pele, e depois conseguem postar na internet, fazem cada vez mais sucesso e fazem com que as pessoas que estão assistindo se identifiquem, e se coloquem no lugar dessa pessoa.


O desespero registrado pelas pessoas que estão sendo diretamente afetadas por diversas tragédias, fica mais evidente quando temos imagens como as acima. E nos faz imaginar, o que aconteceria se tamanhas tragédias acontecessem no Brasil. Milhares de pessoas morreriam, pois se há tanta morte com chuvas, que derrubam casas construidas em lugares inapropriados, com as pessoas que lá moram sabendo do risco que correm, seria muito pior se desastres sem aviso prévio e devastasse as vidas de tantas pessoas.

Nosso papel, como estudantes de Comunicação, leitores e espectadores, é sempre procurarmos nos informar da melhor maneira possível e ter sempre a idéia de que a informação é, cada dia, mais importante.

Por Victor Matias, Jayne Gonçalves e Juliana Sandamil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário