sexta-feira, 18 de março de 2011

A mídia televisiva e o espetáculo das tragédias


Hoje em dia, temos acesso à informações em tempo real, coisa que há 50 anos atrás não era possível, pois ainda não existia computador e tão pouco Internet, a tecnologia de maneira generalizada trouxe não apenas informação, mas também entretenimento. A mídia televisiva do século XXI mostra com muito mais clareza as tragédias naturais que ocorrem no mundo.
Todos podem ser repórteres nos dias de hoje, pois com a Tecnologia do celular, qualquer imagem pode ser capturada e jogada de imediato na Internet, dessa maneira, a informação chega à todas as pessoas imediatamente trazendo à tona a fúria da Natureza.
Muitas das imagens obtidas da tragédia no Japão foram feitas por amadores, e essas imagens chocaram o mundo inteiro, que nunca viu um fenômeno de tamanha dimensão e força.
O terremoto de 8,9 graus Richter que devastou o Japão foi um dos piores fenômenos já ocorridos em todo o continente asiático, apesar de todo a tragédia, o Japão já possui tecnologia suficiente para se proteger dos terremotos, mas não das tsunamis, que além de ser mais perigoso e inesperado, não dá chance de proteção e defesa às suas vítimas, ao contrário do terremoto, que pode ser detectado pelo sismógrafo.
As pessoas se sensibilizam com esse tipo de tragédia, pois nunca se imaginaram no lugar das vítimas, e automaticamente se manifestam com espírito de solidariedade, como por exemplo, dão início à campanhas e multirões, com finalidade de arrecadar roupas, matimentos, ideiais para a sobrevivência.
Podemos com esse acontecimento natural parar e refletir sobre o quê nós faríamos se estivésemos no lugar daquelas pessoas, pois isso também é consequencia dos maus tratos inconscientes ao Planeta Terra. pois saber que isso pode vir a acontecer, todos sabemos, mas cuidar para que não aconteça, poucos se manifestam para a proteção do ecossistema terrestre.

                                                                                      

Vídeo que mostra o momento exato da chegada da Tsunami no Japão, gravado por um amador.


Felipe Medeiros Motta
Natália Moares

Nenhum comentário:

Postar um comentário