sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bullying, o mal do século.





Atualmente no Brasil e no mundo o Bullying vêm sendo um dos casos mais agravantes e discutidos em relação ao bem estar daqueles que sofrem com esse tipo de agressão física e psicológica. Muitos casos normalmente acontecem em locais de trabalho, escolas e até mesmo em situações menos formais, agravando ainda mais tais acontecimentos . Esse tipo de atitude é normalmente exercida por adolescentes que buscam de alguma forma, ofender, agredir e humilhar outro indivíduo, fazendo com que o mesmo sinta angústia e dor pelos atos cometidos. Segundo estatísticas do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, tal ação é praticada por 45% dos estudantes do ensino fundamental, seja como agressor, vítima ou ambas as partes.

Mas como deter esse tipo de violência ?

Com todas as possíveis ajudas e acompanhamentos de profissionais altamente qualificados o Bullying não pode ser totalmente detido, mas absolutamente evitado. Pesquisas relatam que o apoio das instituições escolares e dos pais são extremamente importantes, pois segundo dados do Fantástico , 90% dos alunos não contam o que sofrem para os pais. Com certeza esse tipo de atitude acaba agravando ainda mais essas ações , pois se a vítima não fala sobre o assunto é porque provavelmente a mesma é ameaçada e tem medo do que possa acontecer à ela . Portanto cabe aos pais e aos educadores manterem o diálogo com seus filhos e alunos , para que de certa forma os mesmos possam impedir esse tipo de marginalidade .

Com base nos argumentos apresentados o Bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo, portanto espera-se que a sociedade não continue de "mãos atadas" e que os agressores passem a ter consciência pelos seus atos, para que eles não cresçam sem respeito ao próximo e a si mesmo.

Por Mariana Felix e Luiz Cláudio Sanz .

Nenhum comentário:

Postar um comentário