sexta-feira, 15 de abril de 2011

Impressos vs E-books: O jogo do século.

O século XXI é uma atuação marcada pelos altos índices e avanços tecnológicos obtidos por todo o mundo. Um exemplo disso são os e-books, isto é,  são livros eletrônicos que relatam os mesmos conteúdos de um jornal impresso, porém, através da mídia digital.

Em contrapartida, o jornal impresso é de suma importância para maior parte da sociedade, principalmente idosos que vêm de uma geração antiquada e aqueles desfavorecidos ou leigos à mídia digital, pois a notícia é feita de acontecimentos que nós mesmos produzimos e por isso deve ser divulgada a todos.

Nos últimos anos, aumenta-se constantemente os números de recursos midiádicos pelo fato da notícia está facilmente acessível, embora que nem tudo que esteja na internet é verídico, existem inúmeros sites que correspondem notícias falsas, ao contrário do jornal impresso, onde o fato é pesquisado, analisado e publicado com enorme segurança.

Com esse aumento extremo de mídias e-books, o impresso está praticamente em extinção. Isso se dá ao fato da sociedade está se aglomerando ao século avançado, o qual a notícia em um "click" pode repercutir todo o mundo gerando polêmicas e não apenas ficar numa folha de papel por um único dia sem serventias pro dia seguinte. Porém, o jornal impresso não pode ser abolido das bancas, pois a tradição exercida pelo mesmo é enorme, que só ao tocar uma página o leitor dispara uma imensa adrenalina, sentindo a notícia viva em suas mãos.

Apesar dos progressos vistos, quem sofre devastas consequências com a globalização digital é o meio ambiente, uma vez que a matéria-prima é cobaia da tecnologia. Isso poderia ser evitado se houvesse uma reciclagem frequente, assim como a informação (seja ela em papel impresso ou em mídias), o lixo também pode ser renovado.

Jornais ou e-books, todos eles tem sua importância na massa e a tendência é gerar filhotes futuros. Contudo, não dá pra definir quem ganha esse jogo, porque essa batalha ainda não chegou ao fim.

Por: Guilherme Faria e Jayne Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário