sexta-feira, 8 de abril de 2011

MARKETING DIGITAL

O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.
O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda.
Algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:

1-permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana, 365dias/ano;
2-melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;
3-cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor entender com a empresa;
4-Avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
O baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.
Com tudo o que está descrito, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo quando estamos a falar na interação com os consumidores.

Algumas ferramentas que o Web marketing disponibiliza:

web site - onde dinamizamos a estratégia de marketing da empresa:
site institucional: para apresentação da empresa e mostruário dos seus produtos ou serviços;
site comercial: venda direta dos produtos da empresa;
sicrosite: Web site menor que serve de suporte à comunicação que se pretende transmitir.
email - caixa de correio electrónico. Funciona como verdadeira carta eletrónica e é um instrumento de comunicação direta que se envia a um ou vários destinatários.
banner - área de imagem para atrair um visitante a determinado site. Importante para ajudar a definir os alvos da comunicação.
motores de busca - site de pesquisa de informação na internet através de palavras-chave. Ajudam a publicitar e a comunicar.
Como objectivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.

Texto: Edilene Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário