domingo, 1 de maio de 2011

O bullying no mundo virtual


O bullying no mundo virtual, são comportamentos que, de acordo com estudiosos sobre comportamentos nesta área, funciona como agressões nas grandes “praças públicas”, chamadas redes sociais,  onde as pessoas se encontram, se divertem, trocam idéias, e muitas vezes podem ocorrer mal entendidos que levam muitas vezes à atitudes na forma de informações ou imagens que visem ofender pessoas ou desafetos, as quais serão vistas por milhões de internautas.

A violência pode manifestar-se nas pessoas de várias formas, a considerar que  muitas vezes, ouve-se falar na atualidade de pessoas que conheçam ou mesmo tenham sofrido humilhações pela internet. Sendo que, em parte, são situações que ocorrem devido ao fato de que muita gente não tem idéia do quanto a internet pode causar de males às pessoas que fazem mal uso deste importante veículo de comunicação, a este tipo de procedimento chama-se de cyberbulling.

Por ser a internet um veículo de comunicação de uso público, é fácil para os navegantes utilizarem de total liberdade para copiar e manipular as informações por ora inseridos na rede, sejam elas ofensivas ou não. por isso, orienta-se evitar inserir informações com os dados pessoais, do tipo, endereço ou telefone.

Portanto, é necessário que se tenha muito cuidado ao utilizar a rede no que tange ao cultivo do bom relacionamento, para que se evitem os transtornos provenientes da falta de entendimentos ou até mesmo para evitar tornar-se alvo das humilhações de pessoas inescrupulosas que usam a rede com o intuito de fazer provocações e humilhações às pessoas bem intencionadas.



Por Jorge Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário