sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sou idoso, será que preciso me informatizar?

Estamos vivendo em um mundo onde tudo esta passando a ser digitalizado e a necessidade de você se adequar a este novo mundo é primordial. As classes mais idosas são as mais “cabeças-duras” neste quesito, pois como acham que já estão velhos, não há a necessidade de se aprender. Porém o aprendizado nunca tem idade e se querem sobreviver a esta nova selva, o ideal é saber viver nela.

Diante do meu pensamento de “não há idade para aprender”, muitas pessoas da terceira idade estão começando a buscar por cursos de informática, atualizações e até mesmo inglês!

No Brasil existem inúmeros cursos com a finalidade de aprendizado da terceira idade. Estes cursos são diferenciados dos cursos para jovens, pois devido a elevada idade pode demorar um pouco mais para se aprender.

É importante que o idoso tenha consciência de que é necessário participar destes cursos, tanto para seu aprendizado, quanto para atualizações de cursos que fez no passado. É necessário entender que sem estas formações ele será uma pessoa que precisará de ajuda no decorrer do resto de sua vida, pois hoje, até para comprar um pãozinho na padaria de manha, já é vendido no cartão de crédito.

Outra dica é que o computador pode se tornar um grande amigo do idoso. Geralmente aposentado, ele tem um tempo ócio e de tédio muito grande e é ai que entra o computador, melhor dizendo a internet. Muitos idosos hoje, tem usado este meio de comunicação como terapia contra o tédio, pois por ali podem conhecer novas pessoas, conversar com os filhos ou netos, ler noticias que ainda não saíram na televisão e muito mais.

Portanto, aprender a lidar com um computador e lidar com a internet é um bem necessário que hoje em dia todos nós devemos saber, inclusive a terceira idade. Além disto é também um ótimo exercício mental, se usada devidamente bem!

Se você é idoso e ainda não sabe usar esta tecnologia, eu lhe aconselho e procurar imediatamente um curso e garanto que você sairá de lá um “jovem” em pele de idoso.

Artigo escrito por Tarsis Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário