domingo, 1 de maio de 2011

A tecnologia como ferramenta de inclusão para portadores de necessidades especiais.

Para que pessoas com necessidades especiais tenham acesso a produtos ou serviços de informação, existem as chamadas tecnologias assistivas que têm como objetivo principal minimizar através de recursos tecnológicos as dificuldades que estas pessoas  têm para usar produtos ou acessar serviços e informações.
É possível ter no campo da informática, programas providos de ferramentas ou conjuntos destas para permitir aos portadores de deficiências que utilizem os recursos oferecidos através do computador.
São vários os recursos disponíveis, entre eles, temos: os leitores de tela para deficientes visuais, os teclados virtuais para as pessoas portadoras de deficiência motora e/ou mental, assim como as que têm dificuldades de coordenação motora, há também os sintetizadores de voz para quem tem problemas de fala.
Pode-se compreender que a tecnologia assistiva busca melhorar a funcionalidade das pessoas com as deficiências aqui relatadas, entre outras.
Ainda são várias as dificuldades que os portadores de necessidades especiais encontram para poderem desenvolver seus estudos, para realizar suas tarefas no ambiente de trabalho e até mesmo o lazer, por não conseguirem melhor adaptação no seu cotidiano.
Por isso, são várias empresas e pesquisadores que buscam produzir e desenvolver projetos com vista em facilitar a inclusão digital de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho e convívio social, agindo desta forma, conseguem minimizar e reverter as dificuldades provenientes da condição em que se encontram estas pessoas. Um exemplo bem característico do uso e funcionalidade das tecnologias utilizadas para facilitar a vida das pessoas com deficiências físicas e motoras  é o Sr. Stephen Hawking, ele que é considerado um dos mais consagrados físicos teóricos de todo o mundo, mas por possuir uma doença degenerativa e que ainda não foi encontrada a cura, o que impossibilita-o  de movimentar sua musculatura voluntariamente, inclusive no uso da voz.
Hawking faz uso de uma cadeira de rodas, com um sintetizador de voz para conseguir  se comunicar, em especial com seus alunos, esta cadeira é adaptada com equipamentos que visam atender suas necessidades.
Stephen Hawking

Nenhum comentário:

Postar um comentário