sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cyberbullying


      As agressões físicas ou psicológicas cometidas por um indivíduo através de meios de tecnologia e comunicação têm um nome: cyberbullying.
        Com a massificação da internet, diversas pessoas se aproveitam do anonimato permitido pela web e ofendem, insultam e agridem outras sem qualquer limite. O cyberbullying vem se tornando algo maior a cada dia: grupos se unem para demonstrar ódio e aversão a qualquer tipo de pessoa, e disseminam esse sentimento facilmente por redes sociais, e-mails, blogs, vídeos, entre outros, sem restrições. Os insultos são cada vez maiores, e não têm nenhum tipo de comprovação.
        Essa violência psicológica tem sérias consequências. O indivíduo ofendido pode se sentir reprimido, ter sintomas depressivos, tendências suicidas, apresentar isolamento social e também pode começar a exercer o bullying com outras pessoas, por acreditar que tem o direito de cometer o mesmo ato de violência que sofreu.
      Portanto, é importante que as pessoas tenham cuidado e não se exponham demais em redes sociais, não divulguem endereços, telefones, entre outros, para não correr o risco de ser alvo de ofensas online e também de uma possível agressão física. Também deve ser ressaltado que todos os computadores possuem um número pelo qual podem ser rastreados: o endereço IP.  Assim, quem sofreu algum tipo de agressão online ou se sentiu ofendido, pode procurar autoridades e tentar identificar o possível agressor, e deve apresentar provas concretas de que sofreu determinado insulto. 

                                                          Letícia Manhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário