sexta-feira, 1 de julho de 2011

Impressos x E-books

      Sempre ouvimos falar sobre o fim de alguns meios de comunicação, por estarem ultrapassados ou pela baixa adesão da população. Atualmente, o mercado de e-books (livros em formato digital que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos tais como computadores, leitor de livros digitais ou até mesmo celulares) e tablets (dispositivos pessoais que podem ser usadoa para acesso à Internet, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento) está cada vez maior em todo o planeta, o que nos leva a pensar se a era dos impressos chegou ao fim.
     Os e-books apresentam diversas vantagens: seu custo é baixo; apresentam menor volume e, consequentemente, uma melhor possibilidade de armazenamento; acessibilidade nos textos; e preservação ambiental (já que não utiliza papel). Os tablets são fáceis de transportar, permitindo que o usuário esteja conectado com o mundo o tempo todo, obtendo informações em tempo real, além de possuir diversos aplicativos que oferecem grande quantidade de serviços.
       Porém, os impressos continuam tendo sua força, principalmente com o público mais velho, aqueles que não têm intimidade com a tecnologia e os que não dispensam o conforto de ler um bom livro ou jornal em sua cama. Além disso, a leitura em meios digitais pode causar prejuízos à saúde e acarretar problemas de visão. Podemos concluir que o mercado sempre estará aberto para todos os meios de comunicação, pois sempre haverá preferências distintas. 

                                                                             Letícia Manhães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário