sexta-feira, 1 de julho de 2011

Livros X Internet: maior confiabilidade ou mais facilidade?


A tecnologia vem nos brindando a cada ano que passa com novidades que facilitam e muito as nossas vidas. Os computadores portáteis e a internet são exponencialmente utilizados, com isso os bons e velhos livros tem sido deixados de lado.

É de fato uma pena constatar que grande parte da população brasileira não recorre a um bom livro na hora de fazer uma pesquisa. Também é fato que as invenções tecnológicas vieram para somar e correspondem a outro importante aliado na busca de informação. É notável o ingresso das crianças no mundo da informática, quando eu tinha 10 anos um computador era ainda raro e só os mais velhos podiam usá-lo. Hoje, com 10 anos uma criança domina completamente um computador. Tal fenômeno obviamente não é de todo ruim, o grande problema é a dosagem do uso da internet.

Atualmente, a internet é o braço direito dos estudantes que buscam informação. A praticidade de digitar um termo no google e ter várias respostas é a primeira coisa que vem na cabeça de alguém que tem uma dúvida. O que é perigoso nisso é que nem tudo que está na internet é totalmente confiável. Qualquer um pode usar o espaço virtual para escrever sobre os mais diversos assuntos, não há uma editora para cuidar da ortografia e muito menos um orgão responsável para atestar o conhecimento de quem escreve. Toda a facilidade acaba custando caro e o bom e velho livro acaba sendo esquecido na prateleira. Bom é unir um ao outro, a internet não pode ser ignorada, assim como os bons livros e jornais não podem sucumbir a preguiça alheia.

Enfim, muitos jornais, revistas e livros impressos têm perdido espaço para a internet. Sabemos que a lei do menor esforço costuma vigorar, no entanto, virar a página e apenas tocar na tela sensível seria um grande passo em falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário