sexta-feira, 1 de julho de 2011

CyberBullying: O termo muda, o efeito não.

               Por : José Victor Matias

                O Bullying é um novo termo para se definir atos de violência física ou psicológica, intencionados e repetidos por um ídividuo, do inglês bully, a palavra significa valentão, com a modernização do mundo de uma forma geral, a violência não ficou para trás, ela também se 'informatizou', criando uma nova maneira de atacar essas pessoas, originando - se assim o Cyberbullying, um novo tipo de violentar estas pessoas, conhecido por ser uma espécie de bullyng melhorado, o cyberbullying tem preocupado cada vez mais pais e professore, pelos insultos se multiplicarem cada vez mais rápidos na grande rede, contaminando assim outras pessoas que conhecem a vitima.
               Os meios mais usados para se disseminar difamações e calunias são comunidades, e-mails, blogs e fotologs. Mas os autores dessas atrocidades não são capazes de se identificar, não assumindo assim seu ato brutal, e despertando na cabeça da vitima que qualquer colega de classe, ou seu melhor amigo pode ser o autor dessa péssima 'brincadeira'. 
                O Cyberbullying é tão prejudicial quanto ao Bullying. Os cyberbullies( pessoas que praticam o Cyberbullying) não são apenas os jovens, crianças e adultos também. Os cyberbullies fazem diversos tipos de violência psicológica, como comentários ofensivos em blogs, ameaças à outras pessoas, rótulos e apelidos que ofendem são ditos, ridicularizam e publicam materiais que difamem as vítimas.O principal objectivo do Cyberbullying  é envergonhar suas vítimas e humilhar-as, perseguindo-as, tornando-as frágeis e com medo. Essa prática aparentemente tão boba é vista por muitas pessoas como brincadeira, mas há outras pessoas tão frágeis a tal tipo de violência que são levadas ao suicídio.
                Infelizmente os meios tecnológicos, onde a prioridade é de socializar, estão sendo usados para cometer estes crimes contra a saúde física e mental das vitimas, que na maioria dos casos são apenas crianças, e a maioria desses autores são adolescentes, que não conhecem nenhum tipo de limite, e que fazem de tudo isso uma 'brincadeira', mas que pode se tornar um grave trauma pra vida toda, em vários casos repercutidos pelas grandes Midas, vemos pessoas adultas voltando as escolas para se vingarem de antigos colegas, muita das vezes se vingando de quem não tem culpa de nada, pois seus antigos colegas não se encontram mais lá.
                  A prática de Bullying sempre existiu, mas agora está se tornando mais comum entre a sociedade, principalmente entre os jovens, com o avanço tecnológico o Cyberbullying se propaga facilmente, pois quem o pratica não é identificado logo de vista, pois bem, como o bullyng e todo e qualquer tipo de violência, física ou psicológica deve ser extinto com a ajuda de todos, observando advertindo, pra que no futuro não tenhamos indíviduos doentes e traumatizados por essas 'brincadeiras'.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário