sexta-feira, 1 de julho de 2011

A tecnologia seria uma ferramenta de inclusão social para os portadores de deficiência?

A tecnologia, a cada dia, vem sendo primordial na vida de nós cidadãos, pois ela nos oferece inúmeros recursos que nos fazem aprender e a interagir, conforme o decorrer dos dias. Porém, ela seria uma ferramente de inclusão social para os portadores de deficiência?

Bom, sabemos que os deficientes possuem um longo e difícil caminho pela frente, mas ainda assim, os mesmos merecem ter o seu papel e estar incluídos na sociedade de maneira significante e respeitosa. O preconceito a cada dia aumenta, e por mais absurdo que possa ser, as pessoas a cada dia vem “alimentando” dentro de si mesmas, algo tão absurdo e menosprezante.

A questão é que a tecnologia pode ser uma ferramenta bastante válida, pois assim, deficientes podem obter as mesmas chances do que outros, principalmente no mercado de trabalho. A possibilidade de um deficiente atuar na mesma área que outro indivíduo é possível, mas o mesmo pode sofrer algumas dificuldades. A inclusão social é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir pessoas que acabam sendo vítimas da exclusão. Então, essas pessoas, procuram formas de se sentirem ativas no meio social, portanto as mesmas procuram desenvolvimento através da educação e da qualificação profissional.

Com base nos argumentos apresentados, a tecnologia nos disponibiliza diversos recursos, apenas devemos aproveitá-los de maneira correta para obtermos o que desejamos. Não será apenas a tecnologia que fará com que os deficientes sejam incluídos na sociedade, mas eles devem buscar usufruir tudo o que ela nos oferece, pois temos direitos iguais. O preconceito é o principal causador dessa exclusão, então vamos tomar providências para que vivamos num mundo melhor e mais humano.

Luiz Cláudio Sanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário