quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aviso aos Navegantes

Atenção os trabalhos devem ser entregues até amanhã (01/07)
Cópias da internet serão descartadas.
Os que faltaram mais de 6 aulas estão automaticamente reprovados.

Mínimo: 22 Linhas
Fonte Arial / 12
Texto Justificado

Temas
 1. A tecnologia como ferramenta de inclusão para portadores de necessidades especiais
 2. Mídia Televisiva e o espetáculo das tragédias, uma leitura sobre o excesso de violência na TV
 3. Cyberbulling, A violência que não é física.
 4. Impressos X E-books - Com o Advento dos e-books (tablets), Qual será o destino dos impressos.
 5. Marketing Digital: Quais as vantagens que as empresas garantem estando inseridos nas redes sociais?
 6. A Tecnologia une ou afasta as pessoas?
 7. O ensino de informática para a 3ª idade
 8. Racismo na Internet

No aguardo!
Prof. Rogério Chagas

terça-feira, 14 de junho de 2011

RACISMO NAS REDES SOCIAIS
Corre na Justiça Brasileira vários processos contra racismo virtual proferidos por pessoas com boas condições de avaliar o bom senso e até mesmo com conhecimento profissional o que nos causa o grande espanto e revolta por este ato.
Ficar aqui relevando este fato é engrandecer cada vez mais esta atitude insensata. Assim gostaria de aproveitar a oportunidade para alertar ao blogueiros e twitteiros da responsabilidade de se comunicar em massa, pois por estes meios de comunicação estaremos atingindo um número considerável de pessoas.
Por tudo isso façamos uso desse meio de comunicação em tempo real para informações saudáveis e úteis, pois a carência de informação ao público é grande e utilizar este veículo para hostilizar aos demais é um grande desperdício de tempo e de consciência.
Por: Jorge Vicente

A Terceira Idade no Mundo da Tecnologia

Atualmente a vida dos seres humanos se resume em informática, internet, celular, ipods, smartphones, entre outros, melhor dizendo, a tecnologia dá o comando em quase tudo no viver das pessoas.
Como circunstância do avanço tecnológico, verifica-se que o acesso à informação tornou-se algo quase que instantânea e grande parte da humanidade sobrevive praticamente através desde novo conceito de vida.
É necessário que se estabeleça nas pessoas de um modo geral, o interesse em buscar o aprendizado e aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação, para que possam ter o domínio das ferramentas facilitadoras do acesso e manuseio de computadores e/ ou objetos afins, pois ambos tornaram-se instrumentos que ampliam a capacidade de pensamentos, redefinindo as formas de se comunicar.
Nestes tempos de informática, o limite para idades inexiste, pois  nota-se que um número expressivo de pessoas já na terceira idade estão buscando o conhecimento na área,  e por isso,  muitos cursos de informática já estão trabalhando para atender este novo público que se forma.
È importante frisar que ministrar cursos direcionados especificamente para o público da terceira idade é de suma importância no que diz respeito ao fator inclusão digital, afinal de contas, é possível que este público obtenha benefícios ao seu estado psicológico e manutenção da memória, devido à oportunidade de exercitar a mente, provocando a partir daí também o aumento da auto-estima dessa geração, por possibilitar, além disso, a conquista de novas amizades, reencontro de amigos ou conversas com familiares através das redes sociais, por exemplo, ao terem acesso à aulas de internet.
Portanto, deve-se considerar que, ao sair de casa, mesmo que seja através do uso da internet, vai favorecer ao idoso, sentir-se menos isolado, ao ter o acesso constante com tudo o que ocorre pelo mundo, vai fazer com que se sinta como parte integrante do mundo da tecnologia.

Jorge Vicente

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Racismo na internet ta virando moda.

Racismo uma palavra bem comum no cotidiano de muitas pessoas de todo o mundo que de uma forma ou de outra já sofreram, principalmente as de classe média. Hoje em dia a principal arma para espalhar para o mundo em geral é a famosa internet, pois nela milhões de pessoas têm acesso assim sendo uma forma pela qual o racismo seja ele qual for se espalha em fração de minutos.
Temos como prova que twitter, Orkut entre vários outros sites de relacionamento são criados para ofender pessoas pelo seu modo de vida, temos como exemplo bem recente o casso de uma estudante que usou o seu twitter para fazer clíticas descriminando os nordestinos pela forma que eles vivem. Isso é prova que muitas pessoas usam a internet não de boa fé mais sim para a maldade, esse é só mais uns dos mais casos onde o racismo prevalece na internet.
Esse é um tipo de preconceito virtual que só vem crescendo ainda mais aos longos dos anos nas redes sócias. Pois isso acontece porque as pessoas acham que tem o direito de ir para internet e sair escrevendo o que quer só por não gostar de certos modos de vidas, mais ai vem o caso da liberdade de expressão mesmo assim ninguém tem o direito de ridicularizar o modo de vida que muitos levam, menos ainda em redes sócias onde qualquer um tem acesso. O twitter esta sendo uns dos principais acesos para esse tipo de vandalismo, pois é uma rede sócia que o mundo inteiro tem aceso assim fazendo com a pessoa que esta sendo ofendida sem saber fica conhecida por esse vândalos da internet.
Se todo cidadão que sofreu esse tipo de violência, fizer justiça pelo crime cometido conseguiremos com que esses vândalos sombrios acabem.



Preconceito Digital

             O preconceito é algo que está crescendo com uma velocidade surpreendente nos dias atuais, tanto no mundo virtual, quanto no dito real. O que mais se vê hoje em dia são manifestações preconceituosas por parte das pessoas, seja sobre a cor, credo, sexualidade, sexo e várias outras características das pessoas.
            Um tipo de preconceito que tem tomado lugares em manchetes de vários sites na internet é o racismo. Principalmente o praticado contra os nordestinos. Comentários discriminantes e ofensivos têm sido vistos em uma das principais ferramentas de comunicação nos dias de hoje, o twitter.
            O que era pra ser um lugar para conversar, escrever coisas ditas interessantes, um lugar para divulgação de notícias e principalmente um lugar de conhecer gente nova, está sendo usado não só pra essas finalidades, e sim para ofender certas pessoas que não possuem os pré-requisitos aceitáveis na concepção de pessoas com uma mente pequena e alienadas.
            Por ser um lugar na internet, onde quem irá postar as coisas não está frente a frente com ninguém, a não ser com uma tela, acham que podem falar o que bem entenderem. Porém as coisas não funcionam desse jeito. O número de pessoas que estão respondendo judicialmente por coisas veiculadas nesses meios de comunicação, tem crescido bastante nos dias de hoje. Um exemplo foram os casos de duas pessoas que fizeram comentários ofensivos para com os nordestinos, chamando-os de ‘cabeças chatas’ e coisas piores, falando que deviam morrer.
            Essas pessoas que resolveram falar o que pensam, sem se importarem com nada nem ninguém acharam que iriam ficar impunes e que poderiam ofender quantas pessoas quisessem, estavam erradas. A justiça passou a agir contra os vários tipos de preconceitos na internet também, pois é um lugar onde está aumentando consideravelmente casos sobre o mesmo.
            Viver em paz com os semelhantes a si é uma das melhores virtudes que um ser humano pode ter. Respeitar o próximo, guardar certos comentários desrespeitosos para si, e principalmente, não pensar que a internet é um lugar de impunidade, são gestos que todos os seres humanos deveriam praticar, para não deixar chegar ao ponto da justiça ter que intervir para ninguém se sentir inferior a ninguém.
Ayla Lobo           

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Racismo Virtual:
O Preconceito que há por trás das Redes Sociais

O racismo nas redes sociais é algo perigoso, que está crescendo através das redes.
Essa prática absurda está sendo utilizada por internautas mal-intencionados, possuidores de algumas das redes mais importantes existentes, como: Twitter, Orkut, Facebook, Myspace, entre outras redes sociais, para discriminarem pessoas com frases racistas. Já não basta termos o racismo no mundo real, também temos que conviver com o racismo virtual.
As redes sociais tem como principal propósito, nos entreter com suas utilidades comunicacionais.
A liberdade de expressão que nos é permitido, tem como fator preponderante, o modo de falar coerente, não falar o que vier na cabeça, sem pensar que não terá algum tipo de consequência. O problema para esses usuários, é que muita gente que nem os conhecem toma conhecimento de algum comentário infeliz.
As pessoas que sofreram ou sofrem com o racismo virtual podem ter problemas sérios, como: pesadelos diários sobre o que vem acontecendo consigo, pode ter problemas mentais, etc.
Esse tipo de racismo faz com que a pessoa que comete este ato, fique com a sua imagem denegrida.
O mal desse preconceito que está havendo nas redes, também é a rápida multiplicação de notícias que vemos na televisão, internet, jornal, e quando ouvimos o rádio. Sobre o racismo, não podemos ser julgados pela aparência que cada um de nós apresenta, devemos ser pelo que somos. Em pleno século XXI, vermos que o racismo virtual está se alastrando através desses tipos de rede, sem medir as consequências que poderão vir em um breve tempo, haver um certo descaso da sociedade, das leis que funcionam nesse país, que diga-se de passagem, com demora, aplicar com rigor, quem pratica esse ato infeliz, que presenciamos por várias vezes, e pelo que vejo, se continuarem assim, presenciaremos por um bom tempo. Na minha opinião, a forma existente mais cabível nesse momento que se passa, e que não estão dando a importância que se deve dar, é a conscientização. Algo pouco falado, dar mais ênfase nessa questão, tanto educacional, quanto política. É um caminho longo e árduo, mas possível.

Por: Thiago Mota


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Racismo Virtual

A internet é, talvez, o meio de comunicação mais democrático existente hoje. Diversas informações, opiniões e notícias são compartilhadas diariamente por milhões de internautas, sem qualquer tipo de restrição ao conteúdo em um primeiro momento.   

Infelizmente, essa liberdade de expressão tem sido aproveitada de maneira imprópria por alguns usuários. São cada vez mais comuns os casos de racismo no ambiente virtual, principalmente em sites de relacionamento. Indivíduos se aproveitam do anonimato quase totalitário da web e comentam, propagam e expõem seu ódio a determinados tipos de pessoas, por acreditarem que sua raça é superior. Porém, a intolerância do ser humano vai além: homossexuais, estrangeiros, religiosos e outros grupos sociais recebem o mesmo tratamento hostil.    

A Constituição de 1988 passou a considerar a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, e alguns casos são analisados e levados à justiça, que pune devidamente os infratores. Contudo, devido à baixa fiscalização do que é divulgado online, a maioria dessas manifestações de preconceito não é observada, e os autores desses atos discriminatórios escapam impunes.             

Esses agressores da internet, chamados cyberbullyings, muitas vezes não conseguem enxergar e perceber as consequências dos seus atos. As vítimas do bullying virtual, em certos casos, podem vir a ter depressão, tendências suicidas e comportamentos violentos, prejudicando também aqueles que não participaram do processo de humilhação e agressão.

Assim, a tecnologia que foi concebida com o intuito de compartilhar informações, unir e aproximar pessoas, passa a ser um meio onde a violência também acontece, em um caráter psicológico. O espaço no qual deveria acontecer a união das raças se torna um ambiente onde o homem está sujeito a qualquer tipo de intimidação e preconceito por parte de outros.


                                                                                          Letícia Manhães

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Realidade Social: Racismo nas Redes de Comunicação

O racismo, com certeza é um dos principais fatores que a cada dia consome a sociadade de maneira tão absurda. Atualmente esse sentimento vêm sendo ainda mais presente no cotidiano dos cidadãos e esse ato preconceituoso também é exercido e praticado nas redes sociais.
Absolutamente, o racismo já existe desde os primordios da população. Indivíduos que discriminam outros indivíduos por raça, são determinados racistas, pois não conseguem conviver e nem simpatizar com os mesmos, julgando-se superior a eles.  No dia 3 de junho de 2011, a justiça processou uma estudante que ofendeu nordestinos no twiiter, e isso obviamente foi um escândalo, dando a enteder que o racismo é ainda mais proeminente, principalmente na internet e em outros meios de comunicação.
A internet é um meio de comunicação que oferece inúmeros recusos a sociedade, porém ela também pode causar consequências extremamentes graves. O principal intuito das redes socias é criar de alguma forma vínculos de comunicação, fazendo com que pessoas interajam e compartilhem suas experiências, sejam elas profissionais ou pessoais. Porém há pessoas que usam tão meio para bajular, prejudicar, proporcionando tamanha agústia e dor a aqueles que são vítimas desse abuso.
Com base nos argumentos apresentados, o preconceito ainda é exercido e praticado pela população. No decorrer dos dias, a sociedade vem se tornando cada vez mais inconsciente e facilmente influenciada, “alimentando” dentro de si, sentimentos e atitudes que são completamente incompreensíveis e devastadores. Praticar o racismo é  crime! Devemos usufruir o que as redes socias nos oferecem para nos expressarmos claramente e tentarmos usar esses pensamentos para mudar o mundo. Pessoas que praticam esse ato preconceituoso, não amam a si próprio e com certeza são vistos como inferiores aos que são contra a esse sentimento absurdo.
Luiz Cláudio Sanz

Ainda existe preconceito?

Racismo
A sociedade vem carregando ao longo do tempo o preconceito. Que se tornou uma bola de nele, que só faz aumentar. Todos falam em liberdade de expressão, em ser diferente e em ter uma ideologia de vida. Mas a grande verdade é que todo o mundo de um pouco de preconceito. Só que a grande maioria esconde os teus preconceitos e em um momento de explosão mostra quem realmente é. Verdadeiros homens da caverna. Sem conteúdo, preconceituosos e esperam que o mundo melhore. Mas não fazem nada de útil para que isso aconteça. Só se preocupam com problemas pequenos ou com o problema dos outros. De um modo geral as pessoas se metem na vida dos outros como se isso fosse normal. Bem vindos ao mundo globalizado. Um lugar onde tudo gira em torno do capitalismo, mas que ainda existe preconceito.
Uma forma de preconceito que vem aumentando ao longo dos anos é o preconceito virtual. Como a pessoa não tem um letreiro piscando na testa dizendo que tem preconceito, coloca nas redes sociais o que pensam sobre as pessoas e todos os teus medos ou ate preconceitos. A liberdade de expressão é algo muito bom, poder dizer o que pensa e suas ideologias é algo fantástico, mas isso não significa que podemos postar tudo o que pensamos nas redes sociais. Tudo tem uma conseqüência, não se podem falar tudo o que vem a cabeça. Já imaginou se o teu chefe lê, por exemplo, uma clítica não construtiva da empresa onde trabalha.
O Twtter é a rede social que mais dá problemas para as pessoas, se escreve o que quer isso significa que você ouve o que não quer e este sujeito a criticas.  Será o que escreveu ofendeu alguém? Todo mundo vai ler e comentar o que você escreveu. Para se ter uma idéia da situação, hoje as empresas tem uma cartilha de como usar a internet e as redes sociais. O fato é que o preconceito ainda é um problema da sociedade, que todos fecham os olhos e não querem ver que o preconceito bate a porta e corre no sangue da sociedade. Onde estamos? Para que Viemos? Para que tentar sobreviver e ter que matar um leão por dia para tentar viver? As pessoas são tão limitadas que em vez de viver suas próprias vidas e ter os teus próprios problemas se limitam aos teus preconceitos e aos problemas dos outros.
O que se pode fazer é deixar a vida passar e ver ate aonde vai todo esse circo de feras...

                                                                     Natalia Moraes.

Racismo na Internet

A internet de uns tempos pra cá ganhou força por ser um lugar onde as pessoas podem se expressar livremente. Porém, muitos ainda pensam que a internet é terra de ninguém e extrapolam os limites do respeito, da dignidade e da ética, iniciando a violência na rede.
Existem muitas formas de ódio na internet, que vão desde sites racistas até sátiras cruéis encontradas em muitos sites populares. Alguns podem parecer inofensivos, mas contribuem para a cultura onde a crueldade com outras pessoas é considerada inaceitável.
Não é a primeira vez que as redes sociais são usadas para manifestações preconceituosas. No site de relacionamentos “Orkut” são criadas varias comunidades racistas.
Mas será que o fato de estar atrás da tela do computador faz com que as feras se soltem?
As agressões podem partir de pessoas de qualquer sexo, idade, faixa social ou mesmo cultura. Quem comete o racismo na internet muitas vezes não tem noção clara do tamanho da repercussão de seu ato e depois podem até sofrerem com isso.
É um grande avanço social e tecnológico ter um ambiente onde se pode demonstrar as opiniões abertamente, mas é fundamental agir com responsabilidade e ter sempre noção daquilo que expressam na rede social.
Esperamos que a internet seja cada vez um espaço democrático, onde a ética e o respeito aos direitos humanos prevaleçam.
Vale a pena lembrar que a internet é um espaço público como qualquer outro, onde os crimes cometidos nela, estão passíveis de punição.

Nathália Vasconcelos

Tarefa do dia

Boa noite amigos
Hoje discutiremos a matéria sobre racismo nas redes sociais. “Justiça processa estudante que ofendeu nordestinos no Twitter” Link abaixo.

Analise e escreva seu texto no Word seguindo a formatação:

Fonte: Arial Narrow
Título: tamanho 16 / negrito / sublinhado / alinhamento centralizado
Corpo: tamanho 12 / recuo da primeira linha de 1 cm / alinhamento justificado
Assinatura: tamanho 10 / itálico


Prof. Rogério Chagas