sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tecnologia para a 3ª Idade.

Cada vez mais o ser humano fica dependente dos recursos eletrônicos e da tecnologia da informação. O uso da internet é hoje uma necessidade para todas as pessoas que tentam sobreviver nessa sociedade capitalista. Quem não tem acesso à internet fica a margem da sociedade e totalmente desatualizado. As pessoas hoje não mandam nem recebem cartas, quando sentem saudade, mandam um e-mail para seus entes queridos dizendo que os ama muito. Antes se colecionava selos postais, hoje se coleciona amigos no facebook. Bem vindos ao século 21.
O uso da informática é muito importante para todas as idades. Em especial para os adolescentes que não conseguem viver sem eletrônicos e muita informação. Nasceram com um computador na mão e respiram tecnologia. Estão sempre atualizados e na maioria das vezes, sabem das notícias em primeira mão. Tudo o que cai na internet vira notícia e invade o mundo.
Os jovens não são os únicos a gostarem de internet, as pessoas que já passaram ou estão na 3ª idade começam a invadir as redes sociais e estão buscando cada vez mais os cursinhos de informática para então entrar no maravilhoso universo da internet.
O que motiva os idosos a aprenderem a mexer em um computador e a acessar a internet é a necessidade de atualização e de sentirem-se incluídos na sociedade. Como eu disse antes, quem não tem acesso a internet fica a margem da sociedade e totalmente desatualizado.
Um dos benefícios do uso da tecnologia para a 3ª idade é um maior poder de concentração e chegam até a se sentirem mais felizes por não estarem esquecidos no tempo e no espaço. Os idosos geralmente demoram o dobro do tempo para aprenderem a acessar a internet, mas no final aprendem, pois são muito dedicados e querem sempre aprender coisas novas. Por fim a globalização dita os padrões.
                      Natália Moraes.

Informática não tem idade


Não existe idade para se aprende. Pelo motivo da tecnologia esta a disposição para todos. A questão da informática é imensa para facilitar á vida de todo o mundo hoje e temos como prova que não se existe mais o preconceito da idade para aprender coisas novas principalmente a lidar com a informática. É com a procura das pessoas da 3° idade em aprender a lidar com um computador é grande pelas facilidades que ele oferece.
A questão de curso é bem ampla, pois encontramos até mesmo locais especializados só para curso de pessoas da 3º, pois assim atenção para ensinar é bem maior, a questão de ter uma procura bem grande pelo cursos para essas pessoas é por estarem vendo como seus filhos e netos lidam com a informática e pelo motivo de cada vez mais o mundo com as  suas novas tecnologias avançadas estão deixam eles bem curiosos e assim estimulando a procura de curso para poderem aprender a mexer sem que precisem da ajuda de parentes que muitas das vezes não tem paciência pra ensinar com calma pelo motivo de esquecerem que  eles não tem o mesmo  raciocínio  tam rápido conto os deles e esquecem que eles estão aprendendo a mexer ainda.
Esse é o principal motivo da procura pelos cursos. E com isso grandes tabus de preconceito pelo motivo da idade são quebrados e assim estimulando muitos da mesma idade a procurarem a se informatizar, pois eles criam uma independência em questão da tecnologia na sua vida, e muitos pelo motivo de acharem que estão incomodando seus parentes param com isso, e também podendo ate voltar a trabalhar, pois assim a concorrência no mercado de
cai principalmente pelo motivo de saber manusear o computador com suas tecnologias bem avançadas e deixando de ser um quebra cabeça que não consegue completar.Espero que essa evolução continue a todo vapor pois é de grandes mudanças que precisamos para fazerem com que o preconceito deixem de existir em todo o mundo.    

A tecnologia na qualidade de vida dos idosos

Por: Ruan Barros



A expectativa de vida das pessoas tem aumentado gradativamente, o mundo atual está cheio de opções na qual as atividades físicas ficam mais acessíveis às pessoas de todas as idades, independente de classe social.

Os problemas da vida moderna, como sedentarismo, alimentação inadequada, poluição, custo de vida, entre outros fatores acarretam em doenças de diversos tipos. Além disso, as atividades físicas desenvolvem o psicológico e emocional deixando resultados positivos em todos os aspectos.

O avanço tecnológico transformou a vida do ser humano, ficou mais fácil descobrir doenças grave dada a eficiência dos diagnósticos. Além disso, os idosos podem entreter-se através da telefonia móvel com suas funcionalidades e pela internet conectando-se com o mundo atual.


A era da informática para 3º idade

          A tecnologia invadiu as casas e as empresas, a sociedade a cada dia que passa se torna mais informatizada. E agora mais do que nunca a terceira idade tem várias razões para aprender informática e se entrar na era digital. Algumas das razões apontadas são as necessidades de atualização e de sentirem-se incluídos na sociedade, envolvido no processo de desenvolvimento da sociedade e conectado ao mundo moderno, associado à informação e comunicação. O que torna os senhores de mais idade com o passaporte para modernidade.
         No mundo da Informática, não há limite de idade, a informática para idosos chegou para trazer benefícios e apresenta uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória, e aumentar sua auto-estima.
        Os investimentos com o objetivo de romper a distância entre a pessoa da terceira idade e a tecnologia têm apresentando resultados efetivos. A própria tecnologia tem se tornado mais amigável e fácil de operar, exigindo conhecimentos básicos e mínimos.
       É importante criar condições para que o idoso possa ter acesso ao computador, sua linguagem e aos seus recursos. Construir estratégias educacionais para preparar a população da terceira idade no domínio de operar as ferramentas da tecnologia, gerar a nova linguagem tecnológica e inserir o idoso nas transformações da sociedade.
       Vendo a tecnologia instalando-se cada vez mais na vida das pessoas, a decisão é enfrentar, pois a alternativa é entrar nesse mundo ou ficar excluído. Acompanhar a evolução tecnológica e os progressos na comunicação, para diminuir o isolamento, sentir-se parte integrante deste novo mundo.

Nathalia Vasconcelos
 Idosos, Informática para todos

         A terceira idade está a cada vez mais ‘’antenada’’, com toda essa interatividade que está havendo, o ensino de informática para os idosos, vêm crescendo ao longo dos anos,  está se espalhando pelo país. O curso de informática para eles (idosos) está ajudando a estarem conectados com o mundo cibernético. No curso, eles aprendem a navegar na internet, acessar sites, fazerem pesquisas, como fazerem downloads, entrarem em salas de bate-papo, nesse último modo, há uma ajuda para eles, como entrarem em salas seguras, aprendendo isso, começam a entrar nessas salas sozinhos. Aprendem a utilizar o Microsoft Word, que serve de auxilio para exercícios como: trabalhos. O Microsoft Excel que serve para cálculos, controles numéricos, tabelas, gráficos, etc. Com esse programa, os idosos que estão aposentados, mas que continuam exercendo seus trabalhos,  necessitam da utilização de gráficos, tabelas, entre outros. Isso pode ser preponderante na permanência de seus empregos, onde os idosos tem que estar a cada vez mais sabendo lidar com esses mecanismos.
        O Curso além de ser um aprendizado para os idosos, também é uma ótima ferramenta para entretê-los, como havia falado anteriormente. Isso é um progresso importante que está sendo utilizado por muitos idosos, os jovens  no futuro terão acessibilidade cada vez maior. Portanto, estamos em um caminho que renderão ainda muitos frutos.
                                                                                                                                                                                                                                                       por:Thiago Mota

Informática na Terceira Idade

Atualmente a tecnologia nos permite interagir com tudo o que está acontecendo no Brasil e ao redor do mundo. A internet por exemplo, é um dos meios de comunicação mais utilizados pela sociedade, pois ela além de disponibilizar inúmeras informações da atualidade e do passado, também nos ajuda a compreender a questão social, pois de uma forma ou de outra, a tecnologia tem um grande poder influenciador. Hoje temos uma grande questão sendo discutida: A importância do de ensino de informática para a terceira idade. Por que esse aprendizado é tão proeminente?
Absolutamente, aprender a manusear um computador é uma questão totalmente válida. A informática nos oferece diversos recursos que nos fazem “enxergar” o mundo com outros olhos e com o decorrente envelhecimento das populações nos últimos anos, esse aprendizado tem sido extremamente considerado, fazendo com que idosos abusem desse benefício, para então conseguir sua participação na sociedade, ou seja, abordando a sua inclusão e o impacto que tal aprendizagem traz a sua vida.
Com tamanha acessibilidade que a informática oferece e com o conhecimento favorecido por essa aprendizagem, o idoso pode retomar a atividade profissional, mesmo sendo aposentado, fazendo com que o próprio indivíduo seja reconhecido pelo seu excepcional trabalho e ao mesmo tempo, proporciona entretenimento e cultura, por meio de salas de debates, chats e redes sociais, sem deixar de mencionar que é um importante exercício para a mente.
Com base nos argumentos apresentados, devido ao rápido envelhecimento da sociedade nos últimos anos, inúmeros interesses estão sendo buscados, principalmente pelos idosos, pois eles tem o objetivo de serem meramente úteis e reconhecidos pelo seu trabalho. A informática vem sendo um dos recursos mais buscados, proporcionando aos mesmos a importante participação no meio social.   

Luiz Cláudio Sanz.

3° idade informatizada.



Atualmente um dos melhores projetos do governo é a inclusão digital entre a população.Uma das etapas da inclusão digital é o Ensino de Informática para pessoas da 3° idade , que na verdade é um grande desafio , por fazerem parte de um grupo que  tem certas dificuldades.
Os idosos de um modo geral ficam fascinados com a agilidade e precisão dos computadores, como o envio de e-mails e acesso a conta de bancos. Alguns deles chegam a pedir para que pessoas  mais jovens de sua família os ensine a usar a “máquina”.
Os cursos  consistem  em conhecimento básicos de ferramentas do computador , e noção da grande rede  , assim facilitando a vida das pessoas  de maior idade.
 A maior importância desse curso para pessoas da 3° idade, é que eles podem ter um aprendizado que possibilita o entendimento do computador, mas também para que possam estar qualificados para talvez arrumar um emprego, pois essa qualificação estava somente aberta para os jovens.
Seria viável o governo realizar treinamentos para professores que irão dar aula  para esses idosos , pela dificuldade de certos idosos com o computador , tornando a pessoa mais  a vontade com  o curso .
Outra grande facilitação para a vida dos idosos é o acesso a internet, para que eles possam estar em contato com serviços de banco,acompanhar os noticiários, ter acesso a pagina de órgãos públicos , como : correios , INSS,etc.

Éder Souza
Informática: Inserção dos idosos de volta a sociedade.

Em uma sociedade tão preconceituosa e taxativa como a que nós vivemos,é facil associarmos os avanços tecnológicos e das ciências da informação ao mundo jovem. Mas as dificuldades de um mundo que evolui tecnologicamente tão rápido está para todas as idades,qualquer um pode se atrapalhar com um novo eletrodoméstico,celular,etc.É v erdade que os de idade mas avançadas podem ter problemas sérios,e de mais dificil explicação-ou interpretação-principalmente quando se tranta do temido mundo da informática.Mas afinal a informática é para todos? hum?
Em uma pesquisa realizada no ano de 2007 pela Datafolha com 300 pessoas acima dos 60 anos na cidade de São Paulo,mostra que 45% dos entrevistados tem computador em suas casas,mas,somente 19% dizem usar o equipamento. Quando perguntados sobre o benefício que a rede mundial de computadores oferece,85% dos entrevistados a consideram importante,quando a mesma pergunta feita para os que já fazem uso da rede,98% das pessoas acreditam que é um ganho para a sua rotina.
Alguns projetos são criados para esse tipo de público,mas o que realmente deve-se fazer é uma real inclusão,pois o que todos precisam independente de idade é serem inclusos na sociedade,não só na digital,mas eu acredito que a grande importância da informática na vida do idoso é inseri-lo em um mundo em que tudo se torna cada vez mais descartavél,principalmente os seres humanos,principalmente aqueles que já deram quase tudo que tinham pra dar,a informática teria como seu principal papel inseri-los no mundo o qual os excluiu,pois ela é de todos.
  
José Victor Matias.

IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA A 3ª IDADE

A
Ver imagem em tamanho grande

   




   Não há idade para se aprender. A tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou gênero. Diante disso, cada vez mais se vê que pessoas com mais idade estão buscando informar-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar.

   A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, auxilia na manutenção da memória, sempre proporciona aprendizado de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas.

   Descobrir, então, para que vai lhe servir o computador, é o ponto inicial para o aprendizado. A pessoa precisa enxergar no computador - e na Informática - um aliado para facilitar a vida no seu dia-a-dia. Entender que coisas que fazia com muito mais trabalho, hoje são feitas com alguns cliques do mouse. É necessário olhar à sua volta e ver o que as pessoas estão fazendo e conseguindo com a utilização de um microcomputador e a Internet.
   O aprendiz da terceira idade vivencia o conhecimento da máquina - símbolo da cultura contemporânea. Depois, domina os instrumentos do processador de textos, com a intenção de criar e dar um acabamento estético a seus próprios escritos.

  Atualizar-se, renovar-se, revigorar-se, rejuvenescer.


Texto: Edilene Carvalho de Moraes
Comunicação: 1º período - FAFIC

3ª idade, um novo tempo. Uma nova era

Vivemos em um mundo digital, estamos na era tecnológica onde tudo se moderniza a cada instante.
É preciso acompanhar as novas criações e avanços que surgem, e manter-se atualizado.
Porém esqueceu-se que com o passar dos anos a população envelhece, e que é preciso trazer para esta massa a oportunidade de participar da globalização.
Com isso, estamos vendo como é importante o ensino de informática para aqueles que estão na melhor idade, não apenas uma questão social, para somar números e estatísticas. Mas sim uma questão humana.
Dar aos idosos o ensino de informática não é apenas estar decifrando códigos, que para eles ainda eram desconhecidos, mas também, abrir novos horizontes de conhecimento, cultura, lazer...
Os ganhos para eles são inúmeros, pois novas portas se abrem com oportunidades de melhoria de vida, quebrando o paradigma de que as “avós” devem estar no sofá tricotando para os netinhos, assim passam a se sentir parte daquele mundo que até então para eles estava tão distante.
Alguns deles estão tendo pela primeira vez o contato com a máquina ou com informações sobre informática. Já outros tiveram ou têm noções  pois em suas casas possuem computador, mas nunca se quer o tocaram por falta de informação ou conhecimento.
Agora estão correndo atrás do prejuízo, seja por cursos, aulas particulares ou oferecidas pelo governo, não importa. Podem agora usufruir da tecnologia como tantos.

Por Mariana de Souza Felix

Informática: integração, saúde e diversão na terceira idade

Falar sobre um tema que diz respeito à terceira idade prontamente me faz pensar em como a vida é bela. A dádiva de viver é algo tão especial e interessante que cada fase da vida tem seu charme, basta aproveitar o que há de melhor em cada momento.
O ensino de informática para pessoas de idade mais avançada é extremamente interessante para eles, seja como forma de entretenimento ou com o intuito de manter o intelecto em atividade. É bastante comum encontrarmos pessoas idosas que tratam do assunto com distância e estranheza, uma vez que o computador para eles parece um monstro. No mundo atual é difícil imaginar que alguém relativamente jovem viva sem o uso da máquina em questão. Por que não os mais velhos?
Basta um pouco de força de vontade e dedicação, certamente a descoberta de um mundo novo e cheio de maravilhas os espera pela frente. Através da internet é possível voltar no tempo, esquecer o presente e até vivenciar de forma antecipada um pouco do que vem pela frente. Muitos idosos se queixam sobre como é complicado dominar um computador, mas eu rapidamente questiono, há algo que motive mais do que fazer coisas novas? Adquirir mais conhecimento? Uma pequena parcela de pessoas da terceira idade certamente experimenta do mundo virtual, ainda que de forma tímida. Pesquisas mostram que manter o cérebro em atividade é uma ótima forma de ter melhor saúde física e mental no futuro.
Aqueles poucos idosos que já utilizam computador e são integrados ao mundo das tecnologias, com certeza aproveitam de ferramentas que melhoram a vida, integram, divertem e os mantêm bem informados. Para esses, o terrível monstro passou a ser um excelente aliado.


Feliz Idade

Dizem que a internet é uma maneira de integração social, e dessa forma, todas as classes e faixas etárias devem estar contidas neste imenso emaranhado de informações. A terceira idade não  poderia ficar de fora dessa. Com o acesso cada vez maior à tecnologia por parte de toda a população, os ‘vovôs’ da casa estão navegando e se conectando a internet de um jeito um tanto quanto surpreendente. Normalmente, eles até se assustam e se mantém afastados de qualquer tipo de tecnologia, como: celulares, iPods, computadores... mas como toda regra tem sua exceção, alguns cursos de informática para a terceira idade estão se surpreendendo com o número de matrículas. Segundo pesquisa do Ibope eRatings, 1,5% dos 6,3 milhões de internautas domésticos brasileiros têm mais de 65 anos. Óbvio que esse número ainda não se mostra representativo, mas, quem duvida que os  idosos dominarão cada vez mais a tecnologia? Até porque, todos nós, jovens, envelheceremos um dia, e não perderemos o conhecimento tecnológico que temos.

É importante que os idosos estejam presentes na internet, pois com isso, não ficam isolados das novidades, o que os torna (mais) independentes. A presença da terceira idade também é forte nos sites de relacionamento, onde é possível trocar informações pessoais e conhecer muita gente nova. Mas afinal, quem diria que um dia, estaríamos ensinando algo para uma pessoa que já nos ensinou tanto no passado? Nossos pais e avós, que estiveram sempre presentes na nossa criação, agora estão aprendendo conosco a manusear uma ferramenta que antes só era acessível à pessoas mais novas.
Muitas pessoas, podem procurar os cursos de informática, apenas como forma de ocupar o tempo, e contudo, descobrem que o computador não é apenas uma ferramenta infanto-juvenil e sim um incrível mundo, até então inexplorado por eles.
Algo que para os jovens é uma coisa bastante nova, é que existem até sites que se especializaram no público mais “coroa”, são eles: http://www.idademaior.com.br/, http://www.maisde50.com.br/ , http://www.idosoamado.com . Se é pra incluir, que seja todo mundo, não é?
Artigo por: Juliana Sandamil

Guerra de gerações

Vivemos hoje a era da informática, o avanço da tecnologia trouxe acesso a informação de forma quase instantânea. Em uma sociedade informatizada, é imprescindível o domínio das ferramentas que possibilitam o acesso e a manipulação da informação, pois o computador tornou-se um instrumento para ampliar o pensamento e redefinir a forma de comunicação do ser humano.

No mundo da Informática, não há limite de idade, a informática para terceira idade chegou para trazer benefícios e apresenta-se como uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória, e aumentar sua auto-estima.

Os alunos da informática para terceira idade podem utilizar o computador para diferentes finalidades, tais como: comprar produtos ou serviços via on-line, fazer novas amizades em redes sociais, com isso podendo reencontrar amigos, conversar com familiares que vivem no exterior, estudar pela internet ou mesmo realizar pesquisas por lugares que deseja conhecer.

Envelhecer exige uma disposição particular de alerta, a importância da constante aquisição de conhecimentos para não restringir as dimensões de seu universo e do significado de sua existência. A internet para o idoso é necessária para sair da imobilidade, estar atento ao que acontece ao redor evitando o encolhimento em seu próprio mundo.  

Contudo, a necessidade do idoso globalizar-se ao novo mundo consiste em quebrar paradigmas de sua geração e permitir-se viver a uma nova vida.

Por: Guilherme Faria.

Sou idoso, será que preciso me informatizar?

Estamos vivendo em um mundo onde tudo esta passando a ser digitalizado e a necessidade de você se adequar a este novo mundo é primordial. As classes mais idosas são as mais “cabeças-duras” neste quesito, pois como acham que já estão velhos, não há a necessidade de se aprender. Porém o aprendizado nunca tem idade e se querem sobreviver a esta nova selva, o ideal é saber viver nela.

Diante do meu pensamento de “não há idade para aprender”, muitas pessoas da terceira idade estão começando a buscar por cursos de informática, atualizações e até mesmo inglês!

No Brasil existem inúmeros cursos com a finalidade de aprendizado da terceira idade. Estes cursos são diferenciados dos cursos para jovens, pois devido a elevada idade pode demorar um pouco mais para se aprender.

É importante que o idoso tenha consciência de que é necessário participar destes cursos, tanto para seu aprendizado, quanto para atualizações de cursos que fez no passado. É necessário entender que sem estas formações ele será uma pessoa que precisará de ajuda no decorrer do resto de sua vida, pois hoje, até para comprar um pãozinho na padaria de manha, já é vendido no cartão de crédito.

Outra dica é que o computador pode se tornar um grande amigo do idoso. Geralmente aposentado, ele tem um tempo ócio e de tédio muito grande e é ai que entra o computador, melhor dizendo a internet. Muitos idosos hoje, tem usado este meio de comunicação como terapia contra o tédio, pois por ali podem conhecer novas pessoas, conversar com os filhos ou netos, ler noticias que ainda não saíram na televisão e muito mais.

Portanto, aprender a lidar com um computador e lidar com a internet é um bem necessário que hoje em dia todos nós devemos saber, inclusive a terceira idade. Além disto é também um ótimo exercício mental, se usada devidamente bem!

Se você é idoso e ainda não sabe usar esta tecnologia, eu lhe aconselho e procurar imediatamente um curso e garanto que você sairá de lá um “jovem” em pele de idoso.

Artigo escrito por Tarsis Almeida

domingo, 1 de maio de 2011

O bullying no mundo virtual


O bullying no mundo virtual, são comportamentos que, de acordo com estudiosos sobre comportamentos nesta área, funciona como agressões nas grandes “praças públicas”, chamadas redes sociais,  onde as pessoas se encontram, se divertem, trocam idéias, e muitas vezes podem ocorrer mal entendidos que levam muitas vezes à atitudes na forma de informações ou imagens que visem ofender pessoas ou desafetos, as quais serão vistas por milhões de internautas.

A violência pode manifestar-se nas pessoas de várias formas, a considerar que  muitas vezes, ouve-se falar na atualidade de pessoas que conheçam ou mesmo tenham sofrido humilhações pela internet. Sendo que, em parte, são situações que ocorrem devido ao fato de que muita gente não tem idéia do quanto a internet pode causar de males às pessoas que fazem mal uso deste importante veículo de comunicação, a este tipo de procedimento chama-se de cyberbulling.

Por ser a internet um veículo de comunicação de uso público, é fácil para os navegantes utilizarem de total liberdade para copiar e manipular as informações por ora inseridos na rede, sejam elas ofensivas ou não. por isso, orienta-se evitar inserir informações com os dados pessoais, do tipo, endereço ou telefone.

Portanto, é necessário que se tenha muito cuidado ao utilizar a rede no que tange ao cultivo do bom relacionamento, para que se evitem os transtornos provenientes da falta de entendimentos ou até mesmo para evitar tornar-se alvo das humilhações de pessoas inescrupulosas que usam a rede com o intuito de fazer provocações e humilhações às pessoas bem intencionadas.



Por Jorge Vicente.

Mídia Televisiva e o espetáculo das tragédias, uma leitura sobre o excesso de violência na TV



No dia 07 de abril, dia em homenagem ao jornalismo, ocorreu o trágico acontecimento na escola do Rio de Janeiro que teve grande proporção de divulgação em todos os veículos de comunicação, a contar com maior ênfase os meios televisivos.
Este ocorrido pode ser considerado tema de para ser explorado no meio acadêmico, em especial nos cursos de Comunicação Social, devido à importância dada ao evento de forma  espetaculosa, como haveria de se esperar nos dias atuais.
Os dramas, a exploração das imagens, o uso da comoção humana para promover o alcance de picos de audiência não deveria justificar os motivos que mobilizam a busca pela reportagem, mas na realidade é o que na verdade ocorre.
 Neste contexto a mídia, principalmente a televisiva, confere à tragédia real todos os aspectos da tragédia estética, provocando um efeito purificador nos sentimentos de temor e compaixão do individuo diante do acontecimento trágico. É o que Aristóteles denominou de catarse. Não foi comigo, estou aliviado.
A espetacularização da imagem combinada à narrativa dramática dos fatos mistura realidade e ficção de tal forma que faz com que o telespectador aporte, catártico, num mundo ficcional e, isento de culpas, sinta até prazer ao apreciar a desgraça alheia, numa espécie de estética do trágico.
Diante da cobertura de todos os acontecimentos trágicos que temos vivenciado ultimamente, é necessário um debate amplo em nossas universidades e principalmente nos cursos de Comunicação Social sobre o papel do jornalismo numa sociedade marcada pela sedução dos valores estéticos e extremamente consumista.
É preciso entender o jornalismo como um meio de abordagem e interpretação da realidade, direcionado essencialmente às questões da sociedade como um todo, já que individualizado torna-se nada mais, nada menos que uma mercadoria a ser consumida.

A tecnologia como ferramenta de inclusão para portadores de necessidades especiais.

Para que pessoas com necessidades especiais tenham acesso a produtos ou serviços de informação, existem as chamadas tecnologias assistivas que têm como objetivo principal minimizar através de recursos tecnológicos as dificuldades que estas pessoas  têm para usar produtos ou acessar serviços e informações.
É possível ter no campo da informática, programas providos de ferramentas ou conjuntos destas para permitir aos portadores de deficiências que utilizem os recursos oferecidos através do computador.
São vários os recursos disponíveis, entre eles, temos: os leitores de tela para deficientes visuais, os teclados virtuais para as pessoas portadoras de deficiência motora e/ou mental, assim como as que têm dificuldades de coordenação motora, há também os sintetizadores de voz para quem tem problemas de fala.
Pode-se compreender que a tecnologia assistiva busca melhorar a funcionalidade das pessoas com as deficiências aqui relatadas, entre outras.
Ainda são várias as dificuldades que os portadores de necessidades especiais encontram para poderem desenvolver seus estudos, para realizar suas tarefas no ambiente de trabalho e até mesmo o lazer, por não conseguirem melhor adaptação no seu cotidiano.
Por isso, são várias empresas e pesquisadores que buscam produzir e desenvolver projetos com vista em facilitar a inclusão digital de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho e convívio social, agindo desta forma, conseguem minimizar e reverter as dificuldades provenientes da condição em que se encontram estas pessoas. Um exemplo bem característico do uso e funcionalidade das tecnologias utilizadas para facilitar a vida das pessoas com deficiências físicas e motoras  é o Sr. Stephen Hawking, ele que é considerado um dos mais consagrados físicos teóricos de todo o mundo, mas por possuir uma doença degenerativa e que ainda não foi encontrada a cura, o que impossibilita-o  de movimentar sua musculatura voluntariamente, inclusive no uso da voz.
Hawking faz uso de uma cadeira de rodas, com um sintetizador de voz para conseguir  se comunicar, em especial com seus alunos, esta cadeira é adaptada com equipamentos que visam atender suas necessidades.
Stephen Hawking